Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A BATARIA DA ALAGOA

Terça-feira, 06.10.15

Por bateria ou bataria como se dizia nas Flores, entende-se um agrupamento de bocas-de-fogo ou de outros sistemas de armas de artilharia, no caso das Flores localizado à beira-mar, nos chamados fortes, situados num lugar estratégico, com um comandante à frente e com posições de tiro próximas.

Segundo os Anais do Município das Lajes das Flores, no século XIX existiram nas Flores vinte e três fortes, estando quatro deles localizados na Fajã Grande: Estaleiro, Castelhana, Vale do Linho e Castelo da Ponta. Cuida-se, no entanto, sobretudo devido a ausência de vestígios dos mesmos que alguns destes fortes seriam simples casas da guarda. O seu objetivo principal era defender a ilha dos frequentes ataques dos piratas.

Um dos mais importantes fortes da ilha das Flores era a Bataria da Alagoa localizado na baía da Alagoa, freguesia dos Cedros, concelho de Santa Cruz, destinado vigiar e defender grande parte da costa nordeste da ilha das Flores e, indiretamente o Corvo, onde existiam apenas quatro fortes. Em posição dominante sobre um grande trecho do litoral, o Forte da Alagoa constituiu-se em uma bateria destinada à defesa do ancoradouro ali existente contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

Pouco se sabe da sua história como aliás de quase todos os outros. Apesar de tudo, deste existe alçado e planta, com o título "Bateria da Alagoa", de autoria do sargento-mor do Real Corpo de Engenheiros, José Rodrigo de Almeida (1822). A "Relação" do marechal de campo Barão de Bastos em 1862 refere-o como "Posto da Praia da Freguesia dos Cedros", informando que "Tem uma pequena casa arruinada" e acrescenta: "Não existem vestígios de fortificação."

Assim se conclui que nem sequer vestígios da sua estrutura chegaram até aos nossos dias.

Recorde-se que nesta zona da e do lado da freguesia dos cedros que faz fronteira com a de Ponta Delgada ainda existiam os fortes da Volta da Rocha, Carregadouro da Fajã da Gata e Barrosas.

 

NB - Dados retirados de F. A. Pimentel Gomes, inA Ilha das Flores: da redescoberta à actualidade (Subsídios para a sua História) (1997; 2.ª edição, revista e ampliada, em 2003) e de Marinha de Guerra Portuguesa, Fortes e Fortalezas de Costa - Atlântico - Açores X

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 19:48





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas