Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A ILHA DAS FLORES

Quinta-feira, 20.04.17

A Ilha das Flores, a qual nunca é de mais referir, referenciar e louvar, situa-se no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, sendo a maior das ilhas que compõem aquele Grupo. Ocupa uma área de 141,7 km², na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude. Atualmente, a população residente é de, aproximadamente, 3 990 habitantes, repartidos pelos dois concelhos da ilha: Santa Cruz e Lajes das Flores. A ponta da Coalheira no baixio da Fajã Grande é o ponto mais ocidental da Europa. A ilha das Flores é considerada por muitos dos seus visitantes e admiradores como uma das mais belas do arquipélago, cobrindo-se, habitualmente, de milhares de hortênsias de cores azul, branca, rosa e violeta, que, formando bardos, dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.

As ilhas do Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, ou seja, as Flores e o Corvo terão sido descobertas ou reencontradas por volta de1452, quando do retorno da viagem de exploração de Diogo de Teive e seu filho, João de Teive, à Terra Nova. No início do ano seguinte, el rei de Portugal D. Afonso V fez a doação das ilhas de "Corvo Marini" (Designação das Flores e Corvo) ao seu tio, Afonso I, Duque de Bragança. Nesse documento de doação não é mencionada a ilha das Flores, uma vez que, à época, não tinha um nome ou melhor tinha um nome conjunto com a vizinha ilha do Corvo. Entretanto era esta a ilha doada, uma vez que a do Corvo era, à época, considerada apenas um ilhéu anexo à primeira. As ilhas seriam posteriormente doadas ao Infante D. Henrique, Mestre da Ordem de Cristo, que, em seu testamento, as nomeia como ilha de São Tomás e ilha de Santa Iria. Com a morte do Infante, as ilhas passam para o Infante D. Fernando, Duque de Viseu.

 A atual toponímia "Flores", em uso desde em 1474 ou 1475, deve-se à abundância de flores de cor amarela ("cubres") que recobriam a costa da ilha, cujas sementes possivelmente foram trazidas por aves migratórias desde a península da Flórida, na América do Norte.

 

NB – Alguns destes dados foram retirados da Net.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas