Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A LENDA DO CHORÃO

Domingo, 21.02.16

O Chorão é uma árvore de tamanho médio a grande porte que pode alcançar mais de vinte metros de altura. É de crescimento rápido mas tem uma curta longevidade. É caducifólia, uma vez que perde as folhas no inverno ainda que, por vezes, as mesmas se mantenham na árvore até irromperem as novas. É muito pouco exigente com os solos, que apenas devem ter água suficiente, pelo que se dá muito bem em terrenos muito húmidos, sendo capaz de saneá-los absorvendo a água em excesso. O seu tronco é revestido com uma espécie de cortiça escura que vai rompendo com os anos. Os ramos são pendentes para o chão, parecendo lágrimas a caírem o que, para além de lhe dar nome, dá à árvore uma conotação de tristeza e melancolia. Por vezes confunde-se com o salgueiro, do qual é uma espécie. Na Fajã Grande, ao contrário do salgueiro, o chorão era muito raro.

Sobre esta árvore, no entanto, contavam-se algumas lendas. Na tradição cristã existe uma segundo a qual o chorão vergou os seus ramos para o chão para esconder a Virgem e o Menino Jesus durante a fuga para o Egipto. Segundo uma outra lenda, o chorão chora porque um ramo seu serviu para golpear Jesus, durante a Sua Paixão.

No entanto a lenda mais célebre e mais contada era aquela segundo a qual se explica que, a quando da criação divina, o chorão, ao ver que os seus ramos estavam pendentes para o chão, foi protestar com Deus, por o ter feito daquela maneira. Com aqueles ramos assim pendentes nunca conseguiria subir e chegar ao céu. Exigia que Deus lhe desse ramos iguais aos das restantes árvores, ramos que se erguessem para o alto e assim conseguisse subir e chegar ao céu. Deus, insatisfeito com o seu protesto, disse-lhe, que nunca lá havia de chegar, porque quanto mais crescesse mais os seus ramos haviam de se virar-se para o chão

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas