Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A LENDA DO GORAZ

Quarta-feira, 16.03.16

O goraz, cientificamente denominado por pagellus bogaraveo, é um peixe teleósteo, ou seja de corpo ósseo completo, de coloração cinza prateado e com barbatanas alaranjadas. Tem um corpo oval de tons avermelhados e o interior da boca é laranja-avermelhado. O que mais o caracteriza, no entanto, é a existência de duas manchas ou malhas negras, uma de cada lado da cabeça, sobre as quais existe uma interessante lenda

O goraz tem o seu habitat no mar, no Atlântico Norte, entre os 150 e os 300 metros de profundidade em regiões de clima temperado, com destaque para a região dos Açores. Noutros tempos, existia em grandes quantidades nas costas da Fajã Grande, desde do Pesqueiro de Terra à Poça das Salemas sendo pescado sobretudo de barco. O goraz é omnívoro, sendo a sua alimentação principal constituída por crustáceos, moluscos, vermes, plantas marinhas e peixes de pequeno porte. Trata-se de uma espécie normalmente solitária, embora possa aparecer em pequenos cardumes. Os gorazes encontram-se normalmente em águas costeiras, tanto com fundo rochoso como arenoso, relativamente perto da costa.

Ora, segundo a tal lenda muito antiga, as duas célebres e estranhas manchas ou malhas que caraterizam o goraz, situadas uma de cada lado da sua cabeça, existem porque São Pedro, que antes de ser papa foi pescador, certo dia em que andava a pescar, apanhou um goraz. Ao pegar-lhe, apertou-lhe a cabeça com os dedos de tal modo que as marcas destes ficaram para sempre estampadas, não apenas na cabeça daquele goraz, mas também nas cabeças de todos os gorazes que existem nos mares do mundo, permanecendo assim até hoje.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Março 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas