Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A OVELHINHA DA TIA JOANA E O PASTOR GABRIEL

Segunda-feira, 11.12.17

Tia Joana era muito pobre. Vivia apenas do que cultivava numa pequena courela junto de casa e de uma ovelhinha que, para além do leite e da lã, lhe dava uma ou outra cria que a velhinha ia vendendo, obtendo assim algum dinheiro para pagar o açúcar, o café, o sabão, o petróleo e outras pequenas despesas que fazia.

Mas com o passar dos anos Tia Joana foi envelhecendo e perdendo as forças, já não sendo capaz de cuidar da sua pobre ovelhinha. Assim pediu que, num dia de fio, lha levassem para o mato e a lançassem no Rochão do Junco, juntamente com muitas outras ovelhas que por ali pastavam vadiamente. Mas aqueles descampados eram cheios valados, grotões e buracos escavados no solo e, além disso, a ovelha da Tia Joana era muito frágil e delicada. Numa noite escura descuidou-se e caiu no Caldeirão da Ribeira da Junça. A pobrezinha ficou com o seu doce e macio corpinho todo esfarrapado e ferido. Mas pior, como o grotão era muito profundo de lá não conseguia sair sozinha. Apenas berrava e gemia. Foi o pastor Gabriel que por ali andava a pastorear o gado dos pais que ouviu os gemidos da pobre ovelhinha e foi em seu socorro. Amarrando uma corda num dos cedros que ladeavam o Caldeirão, desceu por lá abaixo, pegou na ovelhinha, trouxe-a nos braços, colocou-a sobre ramos secos e tratou-a com muito cuidado e desvelo. A pobrezinha melhorou, embora ficasse sempre a mancar de uma das suas perninhas.

Conta ainda a estória, que a tia Joana nunca soube do que sucedera à sua ovelhinha, pois falecera no dia seguinte. Foi o pastor Gabriel que ficou com ela, mas por pouco tempo, pois a pobre ovelhinha ter-se-á perdido definitivamente naqueles descampados, no meio das ovelhas e dos carneiros bravos e nunca mais o pastor Gabriel a encontrou.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:08





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Dezembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas