Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A SOMBRA DA BOA ÁRVORE

Sábado, 31.12.16

“Quem ao pé da boa árvore se senta, boa sombra o cobre.”

 

As referências a árvores boas e, consequentemente, aos bons frutos que as mesmas davam eram uma constante nas pregações de novenas e festas, citando os Evangelhos: Toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore má dá frutos maus. Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas? Outras vezes o Antigo Testamento: Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!

Naturalmente por tudo isto e pela experiência quotidiana que implicava uma conveniência permanente com as árvores, na Fajã Grande, antigamente, utilizava muito este adágio, mas em sentido figurado, uma vez que as pessoas eram comparadas às árvores e as suas ações aos frutos das mesmas. Assim, com este adágio pretendia-se simplesmente significar a importância das boas companhias, pese embora se cuidasse que estas eram difíceis de encontrar.

Que nos sentemos todos ao pé de boas árvores neste dealbar de 2017. Um Bom Ano para todos os visitantes e leitores do Pico da Vigia 2.

  FELIZ ANO NOVO

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas