Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CAÇADOR DE MOSCAS

Quarta-feira, 23.03.16

“O diabo quando não tem que fazer caça moscas.”

 

Este é mais um interessante adágio utilizado, antigamente, na Fajã Grande. Com ele pretendia-se, muito especialmente, recriminar as crianças que estando desocupadas se entregavam a toda a espécie de diabruras, que incomodavam os adultos e punham os cabelos em pé aos progenitores.

No entanto, na Fajã Grande, terra de muito trabalho e canseiras como que se acreditava que não fazer nada é a coisa mais difícil do mundo, tão difícil que se tornava impossível, por isso ninguém que não fazia nada, nesse caso fazia o pior, dispartes ou asneiras, por isso o provérbio também se aplicava aos adultos.

A preguiça, na verdade, na mais ocidental freguesia açoriana, era assumida como um dos maiores de todos os vícios e para além de ser um obstáculo ao trabalho era a origem de outros vícios e de muitos disparates. Além disso era considerada como uma atitude reveladora de aversão ao trabalho, de negligência, de indolência, ou lentidão em praticar realizar qualquer tarefa. Por isso, através deste adágio, era invocado o diabo, o causador de todos os males, como sendo uma espécie de padroeiro ou patrono dos preguiçosos, uma vez que estes são avessos a atividades que mobilizem quer o esforço físico quer mental, de modo a, por conveniência, direcionarem as suas atividades para o disparate, para a asneira. Cuidava-se que era quase impossível estar sem fazer nada por isso quem não trabalhava, necessariamente, fazia asneiras. Por tudo isto este adágio também se aplicava muitas vezes aos adultos a fim de lhes lembrar estes postulados. Servia assim como uma espécie de motivação psicológica para combater a preguiça. Paralelamente também era muito frequente um outro adágio: A preguiça morreu à sede à beira de um poço com preguiça de se baixar para beber água”.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Março 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas