Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CIRCULAR NAS ROTUNDAS

Sexta-feira, 03.02.17

É por demais conhecido e sabido, uma vez que tem sido amplamente divulgado pela Comunicação Social e até pelas redes sociais que o novo Código da Estrada, entre as várias alterações introduzidas, nas quais se inclui a norma que indica a quantidade de álcool permitida no sangue para recém-encartados e profissionais, reduzida para 0,2 gramas por litro de álcool contido no sangue, alterou também a forma de circular nas rotundas. Esta nova regra de circulação nas rotundas estabelece que a circulação deve ser feita à esquerda, começando a encostar-se à direita apenas quando está próximo da saída.

Esta alteração assim como as restantes entraram em vigor em um Janeiro de 2014.

No que ao circular nas rotundas diz respeito o Código legislou o seguinte:

O artº 14-A, acrescentado ao código da estrada refere o seguinte:

”1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

  1. a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
  2. b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
  3. c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
  4. d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino;

2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Segundo dados revelados pela Comunicação Social, confirmados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, desde a entrada em vigor destas alterações, mais de três mil condutores foram multados por não saberem fazer as rotundas. Na verdade quem circula na estrada ao volante de um veículo e cumpre a regra, para além de constatar a grande quantidade de condutores que o não fazem, sente-se por vezes extremamente humilhado e embaraçado devido não só aos incómodos, por vezes até às ocasiões de risco de acidente, que os condutores incumpridores, por ignorância ou por se considerarem ases do volante provocam mas até por buzinadelas e insultos. É que estes condutores, por vezes, até apoucam, gozam e menosprezam quem cumpre a lei e quem circula de acordo com as regras de trânsito.  

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas