Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



DESCOBERTA NO CORVO E NAS FLORES DUMA PLANTA ÚNICA NO MUNDO

Terça-feira, 28.03.17

De acordo com uma notícia divulgada pelo Jornal de Notícias, na sua edição de 21 de agosto de 2014, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves terá divulgado uma inédita descoberta nas ilhas do Corvo e das Flores. Investigadores daquela sociedade terão encontrado, no Corvo, vários exemplares de uma planta que, em todo o mundo, só existe em duas ilhas açorianas e de que não havia registos desde 2012.

Segundo o comunicado transcrito pelo JN, a descoberta foi feita em trabalhos de campo realizados no verão de 2014 por técnicos e investigadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em conjunto com um investigador da Universidade de Munique, na Alemanha, que para o efeito se deslocou às mais ocidentais ilhas do arquipélago açoriano.

Segundo aquele jornal Foram descobertos "vários exemplares de Não-me-esqueças (Myosotis azorica), uma das plantas mais raras dos Açores e que em todo o mundo apenas pode ser encontrada neste arquipélago, nas ilhas das Flores e Corvo", revela a SPEA, acrescentando que nas Flores não há registos desde 2001 e, no Corvo, tinham sido registados cinco exemplares em 2012. Pesquisas e descobertas semelhantes foram realizadas na vizinha ilha das Flores.

Mais acrescenta o JN: Trata-se de uma "pequena planta, com uma flor de um intenso azul-marinho" e os cinco exemplares descobertos no Corvo em 2012 estavam numa falésia "que posteriormente ficou destruída por um movimento de terras, suspeitando-se que a espécie poderia estar perdida ou extinta", revela ainda a SPEA, no mesmo comunicado.

Segundo a Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves, esta planta foi descrita pelo britânico H. C. Watson em 1842, "sendo a sua distribuição mais recente restrita às ilhas das Flores e do Corvo". De acordo com as investigações feitas a população de "Não-me-esqueças" agora descoberta no Corvo deve rondar as 50 plantas com flor.

Sabe-se ainda que também e de acordo com o comunicado divulgado pela SPEA, em colaboração com o Parque Natural de Ilha do Corvo e a Universidade Técnica de Munique estão a unir esforços para definir o plano de ação para a espécie Myosotis azorica e esperam conseguir aumentar, por produção em viveiro, o número de indivíduos desta espécie extremamente ameaçada.

A notícia do JN foi anunciada pelo Telejornal da RTP nesse mesmo dia e confirmada pelo Expresso On-line que, também, no mesmo dia anunciou que A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves anunciou esta quinta-feira a descoberta de vários exemplares no Corvo de uma PLANTA que, em todo o mundo, só existe em duas ilhas açorianas e de que não havia registos desde 2012.

A notícia também foi divulgado pelo jornal on-line Açores Global.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas