Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



WINDGURU NA FAJÃ GRANDE

Quarta-feira, 30.12.15

Segundo noticiaram, recentemente, a Rádio Atlântida e o Fórum Ilha das Flores, a SpotAzores estabeleceu parceria com o "sítio" WindGuru para a instalação de oito estações meteorológicas WindGuru Live no arquipélago açoriano. Recorde-se que o Windguru é um serviço especializado em previsões meteorológicas, orientado, entre outros, muito especialmente para os amantes de windsurf e kitesurf. As previsões emanadas do WindGuru são baseadas em modelos meteorológicos, pelo que este serviço Windguru está capacitado para fornecer previsões para qualquer local no planeta Terra. A principal razão que levou à criação deste site, que dentro em breve terá uma estação no ponto mais ocidental da Europa, foi a obtenção de previsões de uma forma simples e rápida sem necessidade de pesquisar uma série de mapas meteorológicos através da internet. A sua importância é grande pese embora as previsões que se podem visualizar neste site não são declaradamente previsões oficiais, dado que o Windguru desenvolveu o site apenas para ajudar os utilizadores nas previsões. O que fornece o Windguru são apenas dados numéricos convertidos num formato legível. Cabe a cada utilizador decidir a forma de os interpretar. Dado que a previsão do tempo é extremamente difícil e os modelos que utiliza este site são bastante complicados é normal que as previsões incorram numa pequena dose de imperfeição. Isso no entanto em nada desvaloriza a colocação desta estação Na Fajã Grande. As previsões são apresentadas em tabelas que mostram como serão as condições meteorológicas nos próximos dias num dado local. Sendo certo que a velocidade e direção do vento são as informações mais importantes, mas são indicadas também a temperatura, a precipitação, a nebulosidade e as características das ondas. Neste site existem também um histórico de vento, a previsão de marés, alguns mapas com previsões e um pequeno forum para utilizadores...

A estação meteorológica WindGuru instalada na Fajã Grandessim como outras construídas noutras ilhas açorianas estará operacional no primeiro trimestre de 2016. Os dados recolhidos serão disponibilizados nos dois "sítios da Internet", com destaque para a informação WindGuru Live nas páginas das respetivas webcams dos locais, bem como a marca SpotAzores em destaque nas páginas de informação meteorológica dos respetivos locais no WindGuru.

Além dos dados a disponibilizar, esta parceria pretende também promover o próprio arquipélago dos Açores através da pesquisa no "sítio" WindGuru, referência internacional para todos os entusiastas de desportos aquáticos e de aventura.

 

NB – Dados retirados do Forum Ilha das Flores, Rádio Atlântida e Internet.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 20:22





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas