Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



FURACÃO GASTON

Quinta-feira, 01.09.16

Segundo o jornal Diário de Notícias, o Furacão Gaston, está a aproximar-se do arquipélago dos Açores, não devendo, no entanto afetar de forma relevante todas as ilhas do arquipélago, nomeadamente as mais orientais.

Segundo os meteorologistas trata-se de um furacão de categoria três numa escala de um (menos grave) a cinco (mais grave), que deverá atingir algumas ilhas açorianas este sábado, mas já como tempestade tropical. A perturbação encontra-se, neste momento, segundo o mesmo jornal, a leste das Bermudas, mas deverá descrever uma rota para Nordeste, afetando as ilhas açorianas.

Atualmente, com ventos na ordem dos 180 km/h, o Furacão Gaston deverá chegar aos Açores no sábado, mas já enfraquecido. De acordo com a delegação regional do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), os modelos apontam para a probabilidade da passagem deste ciclone, mas já como tempestade tropical.

A tempestade deverá perturbar o estado do tempo sobretudo nos grupos ocidental e central. São Miguel e Santa Maria não devem ser atingidas de forma relevante. Até ao momento, nenhum alerta de mau tempo foi emitido, o que, a acontecer, deverá surgir até 48 horas antes do evento meteorológico (quinta-feira).

Devido a esta previsão a Atlanticline já alterou as suas viagens nos próximos dias, tendo divulgado o seguinte comunicado:

A Atlânticoline informa que devido à elevada agitação marítima acrescida de uma velocidade de vento considerável devido à aproximação do furacão Gaston, as viagens do navio “Express Santorini” entre Faial-Pico-São Jorge-Terceira e Terceira-Graciosa-São Jorge-Pico-Faial, e as viagens do navio "Paraguana I" entre São Miguel-Terceira-São Miguel, previstas para sexta- feira, dia 2 de setembro, serão antecipadas para o dia 1 de setembro, no mesmo horário.

Em relação à viagens entre São Miguel-Santa Maria, mantêm-se, para já, no horário previsto do dia 2 de setembro.

A Atlânticoline lamenta o transtorno causado.

Aguarda-se que a tempestade prevista não altere significativamente as ligações aéreas entre as ilhas. A Sata ainda não emitiu nenhum comunicado.

Segundo informações de última hora, adiantadas por alguns meios de comunicação e via net o Gaston tem aumentado sensivelmente a sua força, soprando algures no Atlãntico com ventos na ordem dos 195 km hora. No entanto o delegado nos Açores do Instituto Portugu~es do Mar e da Atmosfera afirmou que o furacão Gaston deverá atingir os Açores na madrugada de sábado já enfraquecido, ou seja, na categoria de tempestade tropical, afetando sobretudo os Grupos Ocidental e Central do arquipélago com ventos de 65 kilometros por hora e rajadas de 85 km/h.
Note-se que o Gaston é o sétimo furação a formar-se no Atlântico neste ano de 2016. O primeiro furacão a formar-se foi o Alex, que atingiu os Açores em Janeiro e foi um fenómeno muito raro, que já não acontecia há quase 40 anos, uma vez que os furacões nesses meses são muito raros, sendo a sua época normal de formação entre Junho e Novembro.

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas