Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



GATO PRETO

Segunda-feira, 06.02.17

Conta-se que antigamente, como muitos outros na freguesia, havia um lavrador que, no inverno, costumava ir todas as noites ao seu palheiro deitar comida às suas vacas. Certa noite ao entrar no palheiro encontrou um gato preto empoleirado em cima do lombo de uma das suas vacas. De imediato tentou enxotá-lo mas, para espanto seu, por mais que o espantasse o gato não tugia nem mugia. Não fugia dali!

O bom do lavrador chegou-se junto dele, mas como se contavam na freguesia de muitas estórias aterradoras sobre gatos pretos, tratou-o com um certo receio. Timidamente, passou-lhe a mão no pelo, com meiguice, ao mesmo tempo que lhe dizia:

 - Sai daí que me espantas a vaca.

 E o gato, de imediato, respondeu:

 - Não saio.

O lavrador ficou de boca aberta com o que se estava a passar e ó pernas para que vos quero. Cheio de medo saiu a correr pela porta fora e foi dali direitinho à Praça contar aos homens que lá estavam sentados o que tinha visto e ouvido. Os homens riram-se dele, mas o lavrador insistiu, afirmando que o diabo estava em carne viva no seu palheiro e que ali havia bruxedo. Pelo sim, pelo não, e como o homem insistisse, os outros homens resolveram ir ao palheiro a fim de verem o que lá se passava. Cada um muniu-se de um grosso bordão de araçá.

Ao chegarem ao palheiro, mal o lavrador levantou a taramela da porta, eis que sai de lá de dentro um estranho vulto com tanta rapidez que nenhum dos homens chegou a ver o que era nem muito menos a acertar-lhe uma bordoada. E a verdade é que os homens regressaram cheios de medo às suas casas e deixaram de rir do que aquele lavrador lhes havia contado e de outras estórias que se contavam na freguesia sobre gatos pretos.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas