Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ÌNGREME

Quinta-feira, 05.11.15

Estafado, exausto, a verter suores por todos os poros, vermelho que bem um pero, o pároco, na companhia do Gervásio, subia a Ladeira do Covão, a mais desnivelada e a mais abrupta ladeira de todas as que possuíam os sinuosos caminhos da Fajã Grande. Situada logo a seguir ao Cimo da Assomada, plantada a este do Vale da Vaca, nos contrafortes do Covão, ligava o antigo caminho da Cuada, das hortas e dos Lavadouros com a Canada do Covão, ou seja com a penhascosa e escarpada vereda de acesso à Pedra d’Água e ao Outeiro Grande.

Acompanhava o reverendo, o Gervásio, muito leste e apressado. Iam ver uma terra de mato lá para os lados do Pocestinho, mas a confrontar com o Outeiro Grande. Por ali, na opinião do Gervásio era bem mais perto. Encurtava-se caminho. Tratava-se de uma pequena propriedade, deixada à igreja por uma benemérita recentemente falecida. O Gervásio com uma relva ali ao lado era quem melhor a delineava, uma vez que grande parta da divisória que a separava de outras propriedades ao redor e cujos proprietários se haviam ausentado para a América, era constituída por malhões. Mas a maioria destes estavam encobertos entre fetos e cana roca que ali cresciam à bruta. Só o Gervásio conhecia aqueles contornos.

A meio da ladeira, o pároco cada vez mais atafulhado em suores, com o lenço de bolso já totalmente encharcado, maldizia a sua sorte e recriminava o Gervásio:

- Não devíamos ter vindo por aqui. Esta ladeira é muito íngreme.

- Não é nam, snhô padre. O snhô está é bem engade! Ela é ´mum inclinada! – Esclarecia o Gervásio muito orgulhoso da sua sabedoria.

- Ó grande paspalho! É ingreme. Não vês que esta ladeira é muito íngreme.

- É inclinada, snhô padre. Ei conheça bem. Passaqui todesos dias!

- Mas é íngreme, paspalho. – E soletrava – Ín-gre-me… - Uma, duas, três vezes

E a discussão prolongou-se até ao alto sem se entenderem ou chegarem a acordo. E o Gervásio tão convencido de que a razão estava do seu lado, que alguns dias depois à Praça, ainda rezingava, glorioso:

- O snhô padre diz ca Ladeira du Quevão é ingreme, mas nã tem razão niuma. Ela é é ben inclinada quele até se cagou tode prá subir…

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas