Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



INTERCÂMBIO CULTURAL

Segunda-feira, 03.04.17

No passado dia 18 de março, no salão da sede da filarmónica, em Santa Bárbara teve lugar a segunda parte do I Intercâmbio Cultural entre a freguesia de São Caetano e a sua congénere das Ribeiras, através de duas das suas mais representativas agremiações culturais e musicais: a Sociedade Filarmónica União Ribeirense e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano.

Tratou-se de uma iniciativa se não inédita pelo menos muito pouco habitual na ilha do Pico, em que, para além das duas coletividades musicais também colaboraram, como convidados, o Grupo de Chamarritas da Casa do Povo de Ribeiras e o Grupo de Chamarritas de São João. Para além do espetáculo musical há que realçar o convívio e a amizade estabelecida entre os elementos de ambas as coletividades e entre estes e os participantes, convidados também eles, no final, a misturarem-se com os elementos do grupo folclórico, bailando a tradicional chamarrita, iniciativa que, a exemplo das antigas folgas, se prolongou pela noite dentro.

Depois das boas vindas por parte do presidente da coletividade local, Júlio Silveira, iniciou-se o espetáculo musical com a atuação da Filarmónica que sublimemente e com muito agrado e aplauso por parte do público, sob a batuta do jovem maestro Pedro Santos, apresentou o seguinte repertório: Suite Alentejana de Luís Freitas Branco, Primeira Suite para Banda de Jorge Salgueiro e, por fim, Humanos arranjo de Luís Cardoso. Para o maestro Pedro Santos este I Intercâmbio Cultural “Foi uma ideia que o nosso presidente Júlio Silveira teve, de forma a dinamizar a nossa atividade a nível cultural no período de inverno, onde as bandas filarmónicas fazem mais ensaio do que concertos e surgiu a necessidade de podermos tocar mais. A ideia de fazer um intercâmbio com outra entidade cultural foi uma forma de trocarmos experiências e ideias com um grupo que de outra forma, seria difícil de nos cruzarmos em atividade conjunta.’’

Por sua vez o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano apresentou alguns dos mais emblemáticos bailos do seu vasto repertório: Pezinho, Juanita, Praia, Chichiu, Ladrão e, por fim, a Chamarita. Entre as atuações de ambas as coletividades o Grupo de Chamarritas das Ribeiras apresentou variados números: Tirana, Barquinha, Sapateia, Maria Tomásia e Chamarrita. Finalmente atuou o grupo de Chamarritas da Casas do Povo de São João.

Recorde-se que a primeira parte deste Intercâmbio Cultural teve lugar no dia 28 de Janeiro pretérito, no salão da Casa do Povo de São Caetano, sendo também nesse dia realizado um concerto musical pela referida Filarmónica, precedido da atuação do grupo folclórico, onde não faltou a chamarritra dançada conjuntamente por elementos de ambas as agremiações.

Hospitaleira e generosa, a população do lugar de Santa Bárbara, freguesia das Ribeiras, onde a União Ribeirense tem a sua sede, no final do sarau ofereceu um agradável e lauto beberete aos elementos do grupo visitante, retribuindo assim idêntico procedimento havido a quando da sua visita a São Caetano.

Noite mágica esta, em que duas populações embora distantes no espaço não se coibiram de se encontrarem, trocando experiências, convivendo, irmanando-se em verdadeira amizade, partilhando e apreciando aquilo que de melhor uma outra têm no que a valores e tradições musicais diz respeito. Iniciativa, segundo a presidente da Casa do Povo de São Caetano, Cecília Correia a todos os níveis louvável e que possivelmente se irá repetir num futuro próximo, pese embora não haja nenhuma espécie de apoio quer por parte das autarquias a que as freguesias pertencem quer de qualquer outra instituição. Na verdade, quer o transporte quer todas as outras despesas, nomeadamente a realizada com o lanche oferecido aos visitantes no final da noite, foram suportadas exclusivamente pelos participantes de ambas as agremiações.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas