Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



LOUSADA FESTEJOU AS CAMÉLAS

Terça-feira, 21.02.17

No passado fim-de-semana (17, 18 e 19 de fevereiro) decorreu na vila de Lousada um Festival Internacional das Camélias de Lousada sob o tema As camélias, a história e o património são essenciais para o desenvolvimento do turismo, através da criação de produtos transversais às diversas áreas.

O certame que conta já com oito edições Festival de Camélias decorreu no coração daquela vila duriense, num dos seus espaços mais emblemáticos, o jardim do Senhor dos Aflitos. Num espaço adequado e preparado para tal foram colocadas cerca de dezena e meia de mesas, com produtores nacionais e estrangeiros. Entre o conjunto de expositores destaque muito especial para o Parque Terra Nostra, das Furnas, São Miguel, um jardim centenário criado há mais de 200 anos por Thomas Hickling, um comerciante abastado de Boston que se apaixonou pela Ilha de São Miguel e, mais concretamente, pelas Furnas.

O festival teve com objetivo a exposição e o concurso das várias espécies de camélias, no mercado de camélias, mas contou com outras atividade alusivas a esta flor, nomeadamente desfiles de moda, provas de produtos locais com esta temática e sabor, e visita guiada pelos jardins de camélias do concelho, o que atraiu a uma das mais belas vilas durienses muitos visitantes. No sábado, dia 18 houve Mercado das Camélias e entrega dos prémios do Concurso. Na tarde desse dia decorreu teve lugar ainda um workshop intitulado “A paixão pelo cultivo das Camélias”, sob a orientação de Carina Amaral Costa, representante do Parque Terra Nostra. À noite foi servido um chá de camélias, acompanhado com prova de produtos de Lousada.

No domingo, dia 19, em autocarros disponibilizados pela edilidade local realizou-se Passeio pelos Jardins de Camélias do concelho, no participaram várias dezenas de pessoas. O périplo iniciou-se, precisamente, no Jardim do Senhor dos Aflitos, verdadeiro ex-libris de Lousada, passando depois pela Casa de Rio Moinhos, em Covas. Seguiu-se uma visita ao Solar do Cedro, em Sousela e uma outra aos jardins da Casa de Lagoas, em Nevogilde. Todos estes jardins repletos de uma inúmera variedade de camélias pertencem a casas senhoriais, grande parte delas sucedâneas das primeiras iniciativas de povoamento da região, algumas delas desenvolvendo ainda a atividade agrícola, nomeadamente a vinicultura. Na tarde de domingo, em pleno ar livre e num espaço do jardim do Senhor dos Aflitos teve lugar um Concurso e Desfile de Body Painting e um outro de Moda Infantil, um e outro sob o tema das Camélias.

Durante os três dias e paralelamente, realizou-se um fim-de-semana gastronómico em parceria com a Entidade de Turismo Porto e Norte. A convite da Câmara de Lousada alguns restaurantes locais associaram-se à iniciativa, criando de uma ementa comum a todos: cozido à portuguesa e leite-creme de sobremesa.

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas