Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



NAS CASAS DO ESPÍRITO SANTO

Quinta-feira, 12.05.16

A Cabra-Cega era um dos jogos mais praticados pelas crianças, na Fajã Grande por alturas das Festas do Senhor Espírito Santo, sobretudo nas noites de Alvorada no sábado depois de distribuir a carne e no domingo durante a tarde. Quer a Casa de Baixo, quer a de Cima enchiam-se de gente nesses dias. As crianças não se acomodavam e entre outros jogos nunca faltava a Cabra Cega.

Para o realizar a criançada interessada em participar formava círculo, no meio da casa, dando as mãos umas às outras. Antes, porém, haviam escolhido uma delas para fazer de cabra-cega a qual era encurralada no meio da roda, depois de lhe serem tapados os olhos com um lenço ou outro pano qualquer, havendo alguém que certificasse que ela nada conseguia ver.

Depois obrigavam-na a dar três ou quatro voltas sobre si mesma, a cabra-cega dirigia-se para junto de um elemento da roda, enquanto os outros jogadores andavam à volta da cabra-cega tocam-lhe levemente, com as mãos para a desorientar e chamavam por ela dizendo cabra-cega, cabra-cega, cabra-cega, a fim de a baralhar e confundir ainda mais.

Ela, sempre de cara tapada tentava agarrar um dos jogadores. Depois de o conseguir a roda parava de andar e a cabra-cega tinha que identificar o jogador que agarra, o qual nunca falava para não ser reconhecido pela voz. Era com as mãos, apalpando o cabelo, o rosto, os olhos, os braços, as roupas que a cabra-cega o tentava identificar. Só quando a cabra-cega conseguia adivinhar quem era o jogador que agarrara, esse jogador era vendado e passava a ser a nova cabra-cega. Se não conseguisse identificar o participante que agarrara, a cabra-cega tinha que tentar apanhar outro e, da mesma forma, identifica-lo. O objetivo principal do jogo era o de que a cabra-cega reconhecesse um participante pelo tato, e que não permanecesse muito tempo com os olhos vendados.

o nome do jogador que apanhou.

Por alturas das festas, muitas outras brincadeiras se faziam nas Casas do Espírito Santo, em que participavam não apenas as crianças mas até os adultos.

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas