Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



NOVOS VOOS DA SATA PARA LISBOA E PORTO

Sexta-feira, 13.03.15

O Grupo SATA confirmou que vai passar a assegurar em exclusivo as rotas com obrigações de serviço público que ligam os Açores ao continente português, revelando que haverá um aumento da “capacidade” da oferta em relação ao que acontece atualmente.

Em comunicado divulgado em Ponta Delgada nesta quarta-feira, dia 4 de Março, o grupo aéreo açoriano, dono das companhias aéreas SATA Internacional e SATA Air Açores, revela que vai enviar ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em Lisboa, uma proposta para operar as rotas dos Açores que continuarão a ter obrigações de serviço público a partir de 29 de Março próximo que “responde ao que o Estado Português fixou” e que, “nalguns casos”, ultrapassa “o que está legalmente definido para o verão IATA”.

A proposta que vai seguir para o INAC “tem em atenção o histórico total de tráfego transportado pela SATA Internacional e a TAP em 2014″, explica o documento, depois de a TAP ter confirmado hoje que deixará de voar para as ilhas do Pico e Faial a partir de 29 de Março.

Uma terceira rota manterá obrigações de serviço público, a que liga Santa Maria ao continente, mas a TAP não voa há vários anos para esta ilha, sendo a SATA que transporta os passageiros da companhia aérea nacional.

Segundo o comunicado que divulgou hoje, a SATA “assegurará na rota de Santa Maria a duplicação da capacidade atualmente oferecida e, na rota do Pico, a manutenção da capacidade atual nos meses de Julho e Agosto e a duplicação da capacidade atualmente oferecida nos restantes dez meses do ano”.

Na rota de Lisboa para a Horta (Faial), “a capacidade operada durante todo o ano é superior, em 27%, à capacidade efetivamente utilizada em 2014″, revela a SATA, que diz que tem “disponibilidade pontual para responder a eventuais crescimentos de procura” neste caso.

Para além de novas regras de serviço público nestas três ligações, a 29 de Março passam a ficar liberalizadas duas rotas, as que unem as ilhas de São Miguel e Terceira ao continente. Nestes casos a SATA reduzirá a sua oferta atual em Ponta Delgada (São Miguel), para onde começarão a em Abril duas companhias de baixo custo estrangeiras, a EasyJet e a Ryanair, e onde a TAP vai aumentar voos, conforme divulgado pela própria companhia nacional portuguesa de bandeira no dia de hoje.

As ‘low cost’ não se mostraram, porém, interessadas na rota da Terceira, pelo que a SATA, disse Luís Parreirão, presidente do grupo açoriano, na altura, vai reforçar a sua operação neste caso.

Segundo a informação divulgada hoje, a SATA vai fazer onze ligações semanais entre Lisboa e Ponta Delgada de Abril a Outubro, que passam a 12 nos meses de Julho e Agosto.

No caso da Terceira, fará cinco ligações semanais de Abril a Outubro, que sobem para seis em Julho e Agosto.

 

As ligações da SATA ao Porto a partir de Ponta Delgada serão cinco por semana em Abril, Maio e Outubro, seis em Julho e Setembro e sete em Julho e Agosto.

A SATA voará ainda uma vez por semana entre a Terceira e o Porto durante o verão IATA.

A empresa acrescenta que “todas as ligações entre os Açores e o continente português serão efetuadas em regime de code share com a TAP”, como aliás esta companhia já tinha revelado em comunicado anterior.

 

Dados retirados do Site I Love Azores

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 10:27





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031