Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O ARCO-DA-VELHA

Quarta-feira, 28.12.16

Na Fajã Grande designava-se o Arco-Íris por Arco-da-Velha. Havia por ele um grande respeito, um certo temor porquanto de misticismo e de belo ele continha. Acreditava-se, inclusivamente, que no dia em que ele aparecesse de pernas para o ar, isto é, invertido, seria o fim do Mundo. Este fenómeno ótico recebeu nome da mitologia grega, onde Íris era uma deusa que exercia a função de arauto divino e que à sua passagem de mensageira, ao atravessar os céus, deixava um rastro de luminosidade multicolorido, mas na Fajã Grande era designado por Arco-da-Velha.

A razão da designação de Arco-da-Velha, no entanto não parece ser exclusiva da mais ocidental freguesia açoriana. Em muitas outras localidades o Arco-Íris é designado pelo mesmo nome. Segundo os mais entendidos, uma das explicações para designar aquele lindíssimo fenómeno atmosférico é a de que essa denominação foi criada graças à história bíblica de Noé, quando depois do dilúvio, Deus criou o Arco-Íris para demonstrar a sua aliança com o ser humano, e a promessa de que não voltaria a enviar outro dilúvio dessa magnitude. Assim, na expressão Arco-da-Velha, o termo velha representa a Velha Aliança que Deus formou com o Homem, por oposição `Nova Aliança trazida por Jesus Cristo, explicação que parece lógica porquanto o Arco-Íris também é conhecido como Arco-da-Aliança.

Reza assim o livro do Génesis, no que ao Arco-Íris diz respeito:

«Fez Jeová um pacto de paz com Noé, quando, depois de findo o Dilúvio, lhe disse: “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e vós e todo o animal vivente que está convosco, para perpetuar gerações: o meu arco tenho nas nuvens, e será ele o sinal de uma aliança entre mim e a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e aparecer o arco nas nuvens, então me lembrarei da minha aliança que está entre mim e vós e todo o animal vivente de toda a carne; as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda a carne. O arco estará nas nuvens; olharei para ele, a fim de me lembrar da aliança eterna entre Deus e todo o animal vivente de toda a carne, que estará sobre a terra. Disse Deus a Noé: este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra”

Ligada ao Arco-da-Velha utilizava-se na Fajã Grande a seguinte expressão: Isto são coisa dos do Arco-da-Velha com a qual se pretendia significa que o que se referia eram assuntos ou coisas extraordinárias, incríveis, invulgares ou mirabolantes.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas