Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O DESCANSADOURO DA VOLTA DO DELGADO

Terça-feira, 27.10.15

Até à década de cinquenta e antes da abertura do troço de estrada que liga o Porto da Fajã Grande à ladeira do Biscoito, junto à Ribeira Grande, existia um emblemático e muito concorrido descandouro no lugar conhecido como a Volta do Delgado. Este descansadouro situava-se no antigo caminho que ligava a Fajã à Cuada, um pouco acima de um outro enorme e frequentadíssimo, o do Vale da Vaca, que devido à sua importância e grandiosidade era simplesmente designado pelo Descansadouro, dando inclusivamente nome ao lugar em que situava. Uma espécie de pai de todos os descansadouros existentes nos vários sinuosos caminhos da freguesia.

O descansadouro da Volta do Delgado situava-se precisamente numa enorme curva do caminho, um pouco antes de Santo António, paredes meias com o enormíssimo cerrado do Lucindo Cardoso. A curva que fazia jus ao nome de volta era bastante acentuada e ladeada, a oeste pelos contrafortes do Outeiro e tinha a sudoeste algumas paredes que serviam para colocar os molhos, cestos, sacos e outros carregamentos. A bancada ficava encastoada nas paredes de um pequeno largo formado pelo cruzamento de uma canada que dava acesso a algumas terras do lado da Cuada e servia de descanso aos homens que vinham ou iam para essas terras assim como os que partiam ou regressavam a casa quando se deslocavam para os campos do Delgado, Cabaceira, Cuada, Espigão Lavadouros e muitos outros situados na parte sul da freguesia. Assim paravam ali, diariamente, dezenas e dezenas de homens que, exaustos e cansados, no regresso destas paragens, interrompiam a sua caminhada, fazendo uma pausa. Fumavam, trocavam lume e cigarros, conversava, por vezes faziam contractos e acordos e, sobretudo, descansavam porque as distâncias eram longas, o piso dos caminhos e, sobretudo, o das canadas contíguas era muito íngreme e sinuoso, e as cargas eram pesadíssimas.

Com a abertura da estrada, esta zona do antigo caminho foi desfeita e destruída por completo, assim como o descansadouro que ali se situava, nada dele ficando a não ser a memória. Acresce dizer-se que, pouco depois, o antigo descansadouro da Volta do Delgado foi substituído por um outro, muito perto situado um pouco mais acima, na nova estra que dividira o cerrado do Lucindo Cardoso em dois. O descansadouro deslocou-se para o meio do cerrado, junto a uma casa velha ou palheiro que ali existia. Como este era de dois pisos e o primeiro ou loja estava sempre aberto, este novo descansadouro que tinha a vantagem de possuir um abrigo da chuva, privilégio nunca concedido a nenhum outro, passou a designar-se por descansadouro do Palheiro do Lucindo Cardoso.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas