Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



OITAVO FESTIVAL INTERNACIONAL DAS CAMÉLIAS EM LOUSADA

Sábado, 18.02.17

A Câmara Municipal de Lousada vai organizar a oitava edição do Festival Internacional das Camélias, nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro, numa iniciativa que segundo os responsáveis pela organização daquele evento muito dignifica o concelho e o turismo da região e acrescentam As camélias, a história e o património são essenciais para o desenvolvimento do turismo, através da criação de produtos transversais às diversas áreas.

O Festival de Camélias que decorre num salão de eventos de uma das casas nobres ou de Turismo do concelho e em que também estarão representados produtores espanhóis e açorianos, consiste na exposição e concurso das várias espécies de camélias, no mercado de camélias e outras atividades alusivas a esta flor, nomeadamente desfile de moda, provas de produtos locais com esta temática e sabor, e visita guiada aos jardins de camélias do concelho. Na verdade, nos dias 18 e 19 de Fevereiro, as camélias serão rainhas em Lousada. O concelho promove mais uma edição do Festival Internacional das Camélias, na Praça das Pocinhas.

No sábado há Mercado das Camélias e entrega dos prémios do Concurso, a partir das 15h00. Às 17h00 vai decorrer um workshop intitulado “A paixão pelo cultivo das Camélias”, sob a orientação de Carina Amaral Costa, representante do Parque Terra Nostra, nos Açores. O Chá de Camélias, acompanhado com prova de produtos de Lousada, é a última atividade agendada para o primeiro dia de Festival.

No domingo, dia 19, a partir das 9h00, decorre o já tradicional Passeio pelos Jardins de Camélias do concelho. Quem pretender participar tem transporte assegurado pela autarquia devendo inscrever-se através do e-mail turismo@cm-lousada.pt, na Loja Interactiva de Turismo ou através do telefone 255 820 580. Segundo a autarquia, o primeiro local a ser visitado é o Jardim do Senhor dos Aflitos. Pelas 10h00 o grupo vai passar pela Casa de Rio Moinhos, em Covas, seguindo-se a visita ao Solar do Cedro, em Sousela. O passeio termina com a visita aos jardins da Casa de Lagoas, em Nevogilde.

Para as 15h30 está marcado um Concurso e Desfile de Body Painting e de Moda Infantil sob o tema das Camélias.

Durante os dois dias em que decorre o Festival vai estar em funcionamento o Mercado das Camélias e exposição das mesmas. No sábado o Mercado está aberto entre as 15h00 e as 20h00 e, no domingo, entre as 10h00 e as 19h00.

Na mesma data realiza-se o fim-de-semana gastronómico em parceria com a Entidade de Turismo Porto e Norte. A Câmara de Lousada convidou os restaurantes locais a associar-se à iniciativa com a criação de uma ementa comum a todos. A ementa apresenta um prato típico: cozido à portuguesa e leite-creme de sobremesa, tudo acompanhado pelos vinhos verdes e espumantes produzidos no concelho. Este ano são 12 os restaurantes aderentes.

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas