Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SÃO CAETANO E O PICO REPRESENTADOS NO VIDIGUEIRA BRANCO – FEIRA DO VINHO E DO CANTE

Terça-feira, 04.04.17

Já está amplamente divulgada a Terceira Edição do “Vidigueira Branco – Feira do Vinho e do Cante”, organizada pela Câmara Municipal de Vidigueira. O evento que pretende promover os vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, o azeite, o cante alentejano e a gastronomia tradicional, vai decorrer nos dias 14, 15 e 16 de abril e nele participará a freguesia de São Caetano do Pico que integrará a comitiva representante da ilha montanha. 

Segundo a edilidade vidigueirense, o programa desta iniciativa vai integrar a Mostra de Pão e Doçaria Tradicional e o Festival Gastronómico de Migas, com exposição e venda de produtos agroalimentares, colóquios, ateliês, provas de vinho, espetáculos musicais e animação.

São objetivos deste evento contribuir para o fortalecimento da atratividade turística do concelho; promover a excelência produtiva do território no domínio da produção vitivinícola; divulgar os vinhos da sub-região vitivinícola, em especial os brancos e a casta Antão Vaz; dignificar o cante alentejano como fator de promoção da cultura alentejana e promover as tradições da gastronomia mediterrânica e das migas em particular.

A edilidade acredita que a excelência dos produtos do concelho da Vidigueira e o potencial de afirmação e reconhecimento que os setores do vinho e do azeite já alcançaram pode ser estendido a outros domínios produtivos. Pelo que é nesse sentido que este evento integra também uma Rota do Azeite e do Vinho, uma Mostra de Pão e Doçaria Tradicional e um Festival Gastronómico de Migas.

Do amplo programa, recheado de música e manjares destaca-se o desfile pela feira no dia 14, denominado dia do Cante, onde estarão presentes as Chamarrita do Pico. Um grupo de bailadores, cantores e tocadores, representantes dos vários grupos folclóricos da segunda maior ilha açoriana, desfilará pela feira juntamente com grupos corais, oficinas de canto, etc. Neste desfile o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano também estará representado por um par de bailadores. Este grupo voltará a apresentar o que o Pico tem de mais tradicional e emblemático no que a bailos diz respeito, no dia seguinte, no Palco Galega, no coração daquela vila Alentejana.

Recorde-se que a Vidigueira que recebeu carta de foral de el-rei D. Manuel I em 1514, é sede do município com o mesmo nome, pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 2 750 habitantes. Por sua vez o município possui uma área de 316,61 km², onde vivem, segundo o censos de 2011, 5 932 habitantes. O concelho que possui apenas quatro freguesias, Pedrógão, Selmes, Vidigueira, sede do concelho e Vila de Frades, é limitado a norte pelo município de Portel, a leste por Moura, a sueste por Serpa, a sul por Beja e a oeste por Cuba.

Os principais produtos da vila que se orgulha de ter sido berço de Vasco da Gama, são os vinhos, em especial os brancos e a casta Antão Vaz, e ainda o azeite.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas