Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SÃO FRANCISCO (DIÁRIO DE T’ANTONHO)

Sábado, 12.11.16

Quando estive na Califórnia vivi algum tempo em São Francisco, trabalhando primeiro no Porto e depois na construção da linha férrea, juntamente com outros desta ilha e até da Fajã Grande, como o António Nunes e o Francisco Cerejo. Na altura São Francisco crescia a olhos vistos. Desde de1821, quando o México se tornou independente e passou a dominar aquela cidade, São Francisco começou a crescer e a desenvolver-se muito. É que o governo mexicano estimulou a criação de gado na Califórnia, atraindo assim não apenas muitos americanos como também muitos colonos, sobretudo os ingleses instalados no Canadá, que precisavam de couro para o fabrico de calçado. Mais tarde muitos ingleses instalaram-se na península de São Francisco, onde atualmente fica a maior parte da cidade. Decidiram então construir um grande porto onde trabalharam dezenas e dezenas de açorianos. Eu fui um deles.

Mas o pior foi quando rebentou a guerra entre o México e a América e que causou a anexação da parte superior da região mexicana da Califórnia. A 9 de Julho de 1846, as forças navais americanas capturaram a cidade e deram-lhe o nome de São Francisco.

Eu estive em São Francisco em 1860. Alguns anos antes tinha sido descoberto ouro na Serra Nevada, próximo do lugar em que, mais tarde, foi construída a cidade Sacramento. Isto provocou uma enorme gold rush para a Califórnia o que causou um grande crescimento populacional do estado e da cidade. Imigrantes de quase todo o mundo passaram a instalar-se em São Francisco, incluindo chiness. O porto da cidade recebeu milhares de embarcações vindas de todas as partes do país e do mundo e São Francisco tornou-se no principal centro de mineiros. Dizem que apenas num ano a população de São Francisco passou de menos de mil para 25 mil habitantes, tornando-se uma das cidades mais populosas dos Estados Unidos.

As pessoas que tiveram sucesso na busca ao ouro fizeram de São Francisco uma cidade rica. Foram construídas casas e palácios riquíssimos e luxuosos e o comércio desenvolveu-se muito. Mas tudo isto teve o seu aspecto mau. Começaram a haver muitos roubos, muitas mortes e muitos crimes de toda a espécie. São Francisco passou assim a ser uma cidade na qual era muito perigoso viver.

Em 1855, um barco trazendo imigrantes de um país onde havia uma epidemia de cólera causou uma grande epidemia da doença em São Francisco. Na altura tudo se complicou porque havia falta de água potável, os esgotos eram muito maus e, além disso, os hospitais eram poucos e não conseguiam albergar todos os doentes, pelo que morreu muita gente.

Só 1869 e que terminou a construção da linha férrea entre São Francisco e o Ist. Assim tornava-se muito mas fácil chegar dos Açores à Califórnia. Isto foi muito bom não só para os que emigravam como também pelos que depois de muitos anos separados da família regressavam à sua ilha, como eu. Muitos até voltaram à Califórnia mais uma vez e outros três como foi o caso do meu compadre, o pai do José Batelameiro.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas