Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



TAÇA DE PORTUGAL

Domingo, 22.04.18

A primeira competição com o estatuto de "Taça" foi criada em 1912, denominada Taça do Império (não confundir com Taça Império, que foi um troféu para a abertura do Estádio Nacional disputada entre o vencedor da Primeira Divisão e o vencedor da Taça de Portugal), que também teve o nome de Taça de Portugal na altura. Esta competição não-oficial, organizada pelo Sport Clube Império, tinha o intuito de participarem todos os clubes de Portugal. Porém, a prova só foi disputada três vezes, de 1912 a 1918, tendo o Benfica ganho todas as edições.[2]

Em 1921, após a derrota da seleção nacional na sua estreia, mostrou a necessidade de alterar o sistema de futebol português, constituído por campeonatos regionais (Porto e Lisboa, com algumas competições irregulares na Madeira e Algarve), criando-se uma competição nacional. Assim na época 1921–22 foi criado o Campeonato de Portugal disputado pelos Campeões Regionais (vencedores de cada Campeonato Regional) com o sistema de eliminatórias, tendo na primeira edição participado os vencedores dos campeonatos de Lisboa e Porto, tendo as associações do Algarve e Madeira renunciado à participação por razões financeiras e de organização.[3] Nos anos seguintes a competição iria sendo alargada à medida que mais campeonatos regionais iam sendo criados. Antes da criação do Campeonato da Liga os vencedores do Campeonato de Portugal eram declarados os campeões da modalidade em Portugal (apesar de os vencedores desta competição já não contarem como campeões nacionais). Depois da sua criação a Primeira Divisão passou a ser a competição mais importante do país e o Campeonato de Portugal foi substituído pela actual Taça de Portugal (no entanto, os títulos dos Campeonatos de Portugal não contam como títulos da Taça de Portugal).

Sporting e o FC Porto são os maiores vencedores do Campeonato de Portugal, com 4 títulos conquistados, seguidos de Benfica e Belenenses com 3 títulos, ao contrário da Taça de Portugal, competição na qual o Benfica é o que tem mais triunfos, com 25 Taças conquistada.

Esta época estar-ao no Jamor Desportivo das Aves e Sporting numa final inédita.

(Dados Wikipedia)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930