Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



TELEMOVELAR

Quinta-feira, 19.05.16

Segundo Ferdinand Saussure as línguas são organismos vivos pois nascem, crescem, vivem e morrem. Essa a razão pela qual na verdade hoje existem línguas mortas e essa, também, a razão pela qual a nossa língua se tem enriquecido ultimamente com o aparecimento de novas palavras sobretudo relacionadas com as novas tecnologias e a sua galopante ascensão.

Quando surgiu o telefone depressa nasceu a palavra telefonar. Com a chegada do telemóvel, no entanto, não surgiu um novo verbo relacionado com o seu uso porquanto o pequeno retângulo se destinava apenas a falar à distância de uma forma mais prática e sobretudo mais à mão do que o já velhinho telefone fixo.

Depressa, porém, o telemóvel adquiriu muitas outras funções tornando-se um companheiro muito útil e quase inseparável de cada um de nós. Apegamo-nos a ele muito mais do que os nossos avoengos se agarravam ao telefone. Pode mesmo dizer-se que o recurso ao telemóvel se tornou um verdadeiro vício, exagerando-se o seu uso, pelo que já foi proibida a sua utilização durante a condução e na descolagem e aterragem dos aviões. Mas como se pode verificar, quer num caso, quer noutro, as transgressões são muito frequentes e se não consta que algum avião tenha tido problemas ao aterrar ou a levantar, até porque neste caso a fiscalização por parte do pessoal de bordo dos aviões geralmente é eficiente, o mesmo se não pode dizer no que ao uso do telemóvel ao volante, onde as consequências são bastante trágicas.

É deste premente uso do telemóvel devido às suas variadíssimas funções parece estar a nascer uma nova palavra telemóvelar.

Há dias ao entrar numa casa de banho do aeroporto Francisco Sá Carneiro, enquanto aguardava o avião com destino aos Açores, dei de caras com um jovem a utilizar um urinol. Mas o jovem não se limitava apenas a urinar. Com uma mão na pila e outra no telemóvel, enquanto urinava dedilhava com destreza as teclas do telemóvel, isto é telemovelava.

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 01:23





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas