Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ULISSES

Segunda-feira, 07.12.15

Ulisses foi, nas mitologias grega e romana, um personagem da Ilíada e da Odisseia, de Homero. É o personagem principal dessa última obra, e desempenhou um papel importante na Guerra de Troia. É um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopeia grega, mesmo depois da guerra, quando do seu longo retorno ao seu reino, Ítaca, uma das numerosas ilhas gregas.

Como herói grego, Ulisses era rei de Ítaca e filho de Laerte e Anticleia. Seu pai era filho único de Arcésio e sua mãe era filha de Autólico, um famoso ladrão.

Quanto Tíndaro, rei de Esparta, teve conhecimento de que havia vários pretendentes para sua filha Helena, para resolver o imbróglio, Ulisses, também chamado de Odisseu, sugeriu que todos os pretendentes jurassem defender o escolhido de qualquer mal que fosse feito contra ele. Aceite esta condição, Tíndaro escolheu Menelau para casar com Helena e ordenou ao seu irmão Icário que casasse a sua filha Penélope com Ulisses. Da união de Ulisses com Penélope nasceu Telêmaco, de quem o pai teve de se separar muito cedo para lutar ao lado de outros nobres gregos em Troia. Ulisses foi um dos elementos mais atuantes no cerco de Troia, no qual se destacou principalmente pela sua prudência e astúcia, com destaque na construção do célebre cavalo de madeira.

Durante a guerra de Troia, muitas foram as batalhas que os gregos venceram sob o comando de Ulisses, que assim se revelou um notável guerreiro, apesar de sua baixa estatura. Após a derrota dos troianos, Ulisses iniciou uma atribulada viagem de dez anos de regresso a Ítaca onde a sua mulher, Penélope, o esperava com uma fidelidade obstinada, personificada na célebre manta que tecia de dia e desmanchava de noite. Mas Penélope, sobretudo devido à demora de Ulisses, não o reconheceu de imediato. O único ser vivo que o reconheceu foi o seu cão Argus.

Esta atribulada viagem mereceu a criação por Homero do poema épico Odisseia, no qual são narradas as aventuras e desventuras de Ulisses e dos companheiros desde que deixaram Troia, algumas causadas por eles e outras devido à intervenção dos deuses.

Quando levado por uma corrente chegaram a uma ilha estranha, cegaram o ciclope Polifemo que a habitava, despertando a ira de Posídon, que os atormentou durante o resto da viagem. Assim foram atracar à ilha de Calipso, onde uma mulher os seduziu e aprisionou, durante anos e não o soltaria de lá até que Hermes, Deus mensageiro, apareceu para a deusa Calipso e deu ordens de Zeus a ela, ordenando que Ulisses fosse libertado. A deusa ajudou-o a construir uma jangada, a fim de que continuasse o seu caminho rumo à sua pátria e ao seu lar.

Com a ajuda de Zeus e de outros deuses, Ulisses chegou a casa sozinho para encontrar o filho Telémaco, já feito homem e sua esposa Penélope, importunada por vários pretendentes. Disfarçado como mendigo, primeiro verificou se Penélope lhe fora fiel durante a sua ausência e, em seguida, matou os pretendentes à sua sucessão que a perseguiam, limpando o palácio de todos aqueles malévolos que, diariamente, a importunavam. Com isso, iniciou-se uma batalha final contra as famílias dos homens mortos, mas a paz foi, finalmente, restaurada por Ulisses com a proteção e o auxílio da deusa Atena.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas