Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA RICA E MÚLTIPLA

Sábado, 30.04.16

Eis que um menino foi dado aos Ginetes, no dia 11 de Março de 1942. Fez os estudos primários na sua freguesia e, detectada a sua inteligência e vontade de aprender, foi enviado, como tantos outros, para o Seminário. Teve a sorte de, nesse ano, ser inaugurado o Seminário Menor de Ponta Delgada, permanecendo assim, na sua ilha natal, durante os dois primeiros anos da sua vida académica. Em 1958 ruma a Angra para frequentar o Seminário daquela cidade, onde faz grande parte da sua formação, a qual completaria, mais tarde, nos Estados Unidos, estudando Sociologia no Goddard College e em Desenvolvimento Económico em Países em Desenvolvimento no Massachusetts Institute of Technology. Após a opção de abandonar o Seminário, alista-se no exército e frequenta a Escola Prática de Infantaria também conhecida como “Entrada Para o Inferno” e a escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas mais conhecida como “Escola Penal Alentejana”, regressando, depois, a Ponta Delgada com o posto de Aspirante, onde cumpriu o serviço militar. A alta classificação obtida no curso de oficiais livrou-o da guerra do Ultramar.

Após a experiência militar emigrou para os Estados Unidos, trabalhou, inicialmente, no sector fabril, com uma breve passagem pelo ensino e, mais tarde, nos serviços sociais em parceria com uma organização Luso-Americana, “Cambridge Organization of Portuguese Americans” A maior parte da sua vida profissional, no entanto, foi dedicada à administração pública, no Estado de Massachusetts, trabalhando sucessivamente em diversos departamentos: Assistência Financeira, Assistência Médica, Serviços Sociais, Saúde Mental, Saúde Publica e Gestão de Propriedade Publica. No sector privado, foi coordenador de programas e projectos diversos em Moçambique, na Nigéria e no Brasil, sendo também assessor de empresas privadas e envolveu-se social e politicamente, o que lhe permitiu um enriquecimento pessoal e profissional e o acompanhamento dos movimentos políticos e sociais dos Estados Unidos e do Mundo em geral. Agora reformado desenvolve uma intensa actividade na área das relações internacionais, uma vez que continua envolvido em contactos permanentes com o Departamento de Estado dos EU, dando apoio linguístico, logístico e cultural a convidados estrangeiros, do Governo daquele país.

Como tantos trouxe ao Encontro toda a saudade que armazenara dentro de si, durante mais de quarenta anos. Por isso chegou carregado de alegria, de satisfação, de contentamento, de emotividade e deslumbramento, tudo isso reflectido naquele enorme e simpático sorriso com que nos presenteava, em cada hora e em cada momento. Participou em todas as actividades com uma generosidade destemida, envolveu-se em todos os eventos com uma alegria desmesurada, transcendeu-se nos momentos de diálogo, galvanizou-se com o recordar de memórias e enterneceu-se com a certeza de que os sentimentos de amizade e camaradagem de outrora, ainda permaneciam bem vivos e reais, entre todos os presentes. Por tudo isso o Sebastião foi mais um dos “Senhores do Encontro”.

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas