Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



VIDA COMUNITÁRIA (DIÁRIO DE TI’ANTONHO)

Terça-feira, 23.05.17

Aqui, na Fajã Grande, antigamente, as pessoas demonstravam um grande sentido de comunidade, pois ajudavam-se muito umas às outras, participando conjuntamente nos trabalhos agrícolas e até juntando-se para tudo o que fosse necessário, como para casar uma filha, receber um americano ou até para construir a própria casa. Eram muitas as atividades que se faziam comunitariamente.

Mas era sobretudo nos trabalhos e atividades agrícolas que as pessoas mais se ajudavam. No desfolhar e apanhar do milho, no encambulhá-lo e guardá-lo no estaleiro, nas sementeiras das batatas, no plantar as couves e as batas doces, no ceifar dos feitos ou cortar lenha, na matança do porco e em muitas outras atividades. Nas longas noites do inverno eram as mulheres que se juntavam para também se ajudarem umas às outras a cardar, a fiar, a fazer meia, ou até a debulhar o milho, a picar a cebola para as morcelas, etc.

Mas este sentido de ajuda e de comunidade que havia nesta freguesia ainda se fazia sentir em muitas outras atividades feitas conjuntamente, como a de debulhar na eira o pouco trigo que ainda existia, a moer o milho nos moinhos de mão, a amassar e cozer o pão no forno, ou a massa sovada para as festas do Espírito Santo e de Santo Amaro, a lavar a roupa nas ribeiras, a levar o gado ao mato, a limpar os caminhos, nas festas, ao tirar as derramas e, muito especialmente, no dia de fio. Este sim era um verdadeiro dia de vida comunitária.

Tudo isto fazia com que as pessoas fossem muito amigas umas das outras e se respeitassem umas às outras. Havia poucos roubos, os mais novos respeitavam os mais velhos e aceitavam, de bom grado, os seus conselhos. De notar que, à semelhança de todo o norte rural do continente português, todos tratavam os mais velhos por tio e tia, o que indicia uma quase relação familiar e de respeito e amizade.

Gosto pois que ainda hoje tratem os mais velhos desta maneira. Gosto que me tratem por Ti Antonho!

 

counter

contador de visitas on line online associações
contador de visitas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

GEOCLOCK


contadores de visitas

GEOWEATHER


contador de visitas blog

GEOCOUNTER


contador de visitas

GEOUSER


contador de visitas

GEOCHAT


contador de visitas