Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SANTO ANTÓNIO E OS PÁSSAROS

Quarta-feira, 02.10.13

(CONTO TRADICIONAL)

 

Conta-se que Santo António, em criança, já era muito diferente das outras crianças, incluindo as da sua idade, pois fazia muitas coisas prodigiosas e extraordinárias.

Ora o pai, que ara agricultor, certo dia mandou-o para o campo vigiar os pássaros, a fim de que não lhe destruíssem as colheitas e os pássaros eram muitos e destruíam tudo o que estava semeado. Era o fim da Primavera e o início do Verão, quando o trigo começava a amadurecer e os pássaros atacam, massivamente, as espigas loirinhas, para se alimentarem.

Fernando, que era o seu nome de baptismo de Santo António, que só mais tarde teve este nome, foi para o campo e esteve por lá, todo dia, a afugentar a passarada. Mas, quando o sino da igreja tocou para as Avé Marias, ficou sem saber o que fazer porque não queria deixar de ir rezar e ficou muito triste e preocupado.

Pensou, pensou e resolveu começar a chamar os pássaros e eles vieram todos ter com ele. Fernando fechou-os todos num palheiro velho, de guardar o gado. Como o palheiro não tinha porta ele tapou a entrada com uma grade e nenhum pássaro saiu ou fugiu.

 À noitinha, quando chegou a casa, o pai perguntou-lhe se tinha estado atento aos pássaros ou se tinha estado a brincar e Fernando respondeu:

 - Os pássaros fizeram o que eu mandei. Chamei-os todos e eles vieram e fechei-os no palheiro e pus uma grade na porta e eles não saíram.

O pai ficou muito espantado e não queria acreditar em tal coisa. Foi com o filho ao serrado para comprovar. Qual não foi o seu espanto, quando chegou ao serrado e viu que os pássaros estavam todos fechados no palheiro e a porta tapada com uma grade, como o filho tinha dito.

Fernando fez este e muitos outros prodígios, para espanto não só de seus pais mas de todas as pessoas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 22:53





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031