Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



AS LINGUAGENS DO “PÊ” E DO “Ó”

Quinta-feira, 10.10.13

Muito longe iam a nossa imaginação e a nossa criatividade, quando éramos crianças. Não havia computadores, consolas, playstations, iPhais, iPhones e afins, nem sequer automóveis de latão, cornetas de plástico ou bolas de couro, é verdade, mas inventávamos tudo o que pretendíamos, criávamos tudo o que desejávamos e construíamos tudo aquilo com que sonhávamos. Assim era com brinquedos, com jogos, com cantorias, com passa tempos e até, porque não, com a linguagem.

Quem não se lembra duma linguagem utilizada nos nossos tempos de escola e que usávamos depois de já ter “empinado” os nomes dos rios, dos reis, das linhas-férreas, das províncias de Portugal e até das próprias capitais europeias. Era a linguagem do «pê” que tinha como objectivo baralhar, sob o ponto de vista linguístico e de compreensão, os nossos interlocutores e que consistia no uso e emprego do som “pe” depois de cada uma das sílabas de toda e qualquer palavra, acrescentando-lhe o som vocálico da mesma. Assim, por exemplo, a frase “Eu vou jogar ao pião” pronunciava-se da seguinte maneira: “Eupeu voupou jopogarpar aopo pipiãopão.”  O interessante e curioso era que falávamos esta linguagem com uma competência, uma destreza e um à vontade notáveis. Como tempo não nos faltava, treinava-se muito.

Mas não ficava por aqui a nossa criatividade em termos linguísticos. Assim criámos também, com objectivo semelhante, uma outra linguagem, a do «ó», que consistia em colocar o som «ó» pelo meio de cada palavra que se pronunciava, geralmente junto à sílaba tónica, tentando assim dificultar a sua compreensão por parte do nosso interlocutor, servindo, neste caso para lhe dizer, de forma não comprometedora, uma ou outra palavra mais grosseira ou até um insulto ou um palavrão.

Assim este texto poderia muito bem ser “agraciado” por qualquer utilizador da linguagem do «ô», com o objectivo de ocultar subtilmente um possível ultraje a quem o escreveu com uma frase como a seguinte: “Merôda friôta paraô quemô fôez estaô escriôta.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 20:36





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031