Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CAÇOILA DE PORCO EM DIA DE MATANÇA

Segunda-feira, 21.10.13

A “Caçoila de Porco” era o prato típico e obrigatório em todas as matanças do porco na Fajã Grande. Os ingredientes eram todos adquiridos no próprio dia, dado que eram retirados do porco, após matança, assim que este era aberto e consistiam, para além dos temperos previamente comprados e da banha guardada da matança anterior, em uns bocadinhos de carne da barriga, o fígado e o coração.

Para a confecção da Caçoila começava por cortar-se a carne com o toucinho em pedaços pequeninos, assim como o coração e o fígado e temperavam-se muito bem com sal, alho, cominhos e malagueta. Depois e num velho e robusto caldeirão de ferro, sobre o lume feito com umas achas de faia bem acesas, colocava-se a banha com uma folha ou duas de louro, os dentes de alho e as cebolas picadas até estas alourarem, mexendo-se sempre que necessário com uma enorme colher de pau. Quando a cebola já estava bem lourinha acrescentavam-se os pedacinhos da carne e os do coração, mexendo-se de quandoem vez. Passado algum tempo, quando a carne e o coração já estavam bem rosadinhos, juntavam-se os pedacinhos de fígado, alguma água se necessário e, por fim, provava-se para rectificar os temperos. O caldeirão ficava tapado, abrindo-se de vez em quando para mexer e controlar a quantidade de líquido ou até os temperos, enquanto se ia afogueando o lume até este, por fim, ficar apenasem brasido. Servia-se com inhame, escaldadas, pão de milho ou de trigo, neste caso ensopavam-se as fatias do pão de trigo no saboroso molho da caçoila.

Nalgumas casas ou naquelas onde ou quando não havia inhames, juntava-se no final, quando as carnes já estavam quase cozidas, pedacinhos de batata branca que cozinhados naquele molhinho, adquiriam um sabor muito bom. Neste caso aumentava-se a quantidade do pão, quer de trigo quer de milho, e as escaldadas que, por vezes, eram substituídas por bolo do tijolo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 15:18





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031