Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CARNE DE VACA

Segunda-feira, 10.06.13

A carne de vaca é, depois da de frango, das carnes mais consumidas entre nós, nomeadamente nos Açores, onde é produzida em grande quantidade e com excelente qualidade. Apesar da sua enorme riqueza alimentar, a carne bovina é um tabu culinário em algumas culturas, sendo, inclusivamente, o seu consumo proibido por algumas religiões, como é o caso do hinduísmo, que reverencia a vaca como animal sagrada, e consequentemente, proibida de ser abatida, na Índia, ao contrário da Europa, Américas e Austrália, onde é considerada um dos mais importantes alimentos, o mesmo acontecendo entre a maioria dos povos e civilizações, quer da África, quer da Ásia Oriental e do Sudeste Asiático.

A carne bovina impõe-se, actualmente, não só sobre a forma clássica de bifes ou postas mas também em peças, inteiras ou picadas ou, simplesmente, moída. O sangue bovino também é utilizado em alguns pratos típicos, como por exemplo o “sarapatel” que se cuida ter a sua origem no Alentejo e que, mais tarde, se estendeu às ilhas açorianas. Outras partes costumeiramente consumidas de uma rês, incluem o rabo, a língua, tripa, o bucho, o coração, o fígado, os rins, os testículos do touro e até os miolos. Nos bovinos, até os ossos são aproveitados para fazer caldo ou sopa, sendo o tutano muito apreciado por algumas pessoas.

Nos Açores e em muitas outras regiões, o gado, actualmente, já é criado especificamente para abate e para a consequente obtenção da carne, prescindindo-se quer da produção de leite quer da sua utilização na realização dos trabalhos agrícolas ou de transporte de cargas. Assim os bovinos podem ter a liberdade de pastar em campos ou planícies, embora, em muitos casos, ainda possa estar confinado em currais, onde costuma ser cuidado de maneira colectiva

Os Estados Unidos, o Brasil, o Japão e a China são os quatro maiores consumidores mundiais de carne bovina. Por sua vez, os maiores exportadores são a Austrália, o Brasil, a Argentina e o Canadá. A produção de carne, no entanto, também tem um papel importante na economia de outros países como o Uruguai, Nicarágua, Rússia e México.

Hoje, no entanto, sabe-se que a carne bovina, devido às gorduras de origem que contém é um dos principais alimentos responsáveis pelo aumento das doenças cardiovasculares. Realmente, é verdade que, juntamente com o fumo e o sedentarismo, o consumo excessivo de gorduras tanto de origem animal como vegetal, é um factor de risco para o aparecimento de doenças cardíacas, da diabetes, da obesidade, da hipertensão, da insuficiência renal, dos altos níveis de colesterol total bem como da associação de um ou mais desses itens.

Para que o nosso organismo funcione correctamente, é necessária uma alimentação muito variada, uma vez que não há nenhum alimento que contenha todos os nutrientes nas quantidades e qualidades que necessitamos para manter uma boa saúde e para a prática das nossas actividades diárias. Apesar de tudo, a carne de vaca é um dos alimentos que contém uma grande quantidade de nutrientes, com alta disponibilidade e baixo valor calórico, devendo por isso fazer parte de uma alimentação equilibrada.

Mas as carnes vermelhas, como é o caso da bovina, são ricas em proteínas de alta qualidade, vitaminas do complexo B, etc. Aliás, quando alguém restringe o consumo de carne de vaca, isso torna-se muito mais prejudicial para a sua saúde, pelo que se deve impor, no nosso cardápio diário, um consumo moderado deste tipo de carne.

Em toda ilha Terceira, incluindo a zona da Silveira, a carne de vaca é servida sob a forma de alcatra, um prato típico terceirense, uma espécie de ex-libris alimentar da ilha de Jesus Cristo. Saborosa, aromática, delirantemente sublime, a carne de vaca em geral e a alcatra da Terceira em particular, estão-me vedadas incondicionalmente, porquanto, apesar de muito apreciada e extremamente desejada e apetecível, lamentavelmente estão interditas a doentes portadores de insuficiência renal.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 08:46





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30