PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
CASAMENTOS REALIZADOS NA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DA FAJÃ GRANDE NO INÍCIO DO SÉCULO XX (ANOS DE 1903 a 1904)
No início do século XX, nos anos de 1903 e 1904, realizaram-se, na paróquia de São José da Fajã Grande os seguintes casamentos:
1903
A 12 de Fevereiro – António Luís de Freitas, de 34 anos de idade, filho de José Caetano de Freitas e de Mariana Luisa de Freitas, casou com Maria Leopoldina Luisa de Freitas, de 21anos, filha de Manuel José de Freitas e de Maria Leopoldina de Freitas.
A 23 de Abril – António Joaquim Morais, de 28 anos, natural da Matriz de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, filho de José António Morais de Ana Jacinta de Braga, casou com Maria Luisa de Freitas Morais, de 22 anos, filha de Manuel de Freitas da Silveira e de Isabel Luisa da Silveira.
A 30 de Abril – Manuel Joaquim Morais, de 32 anos de idade, natural da Matriz de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, filho de José António de Morais e de Ana Jacinta de Braga, casou com Maria Pureza Ramos, de 18 anos, filha de João Pureza Ramos e de Maria Jacinta pureza do Coração de Jesus.
A 21 de Junho – Mateus Lourenço de Fraga, de 33 anos, filho natural de José Joaquim de Fraga e de Maria Emília da Glória, casou com Isabel de Freitas Branco de Fraga, de 16 anos de idade, filha de Francisco da Rosa, natural da freguesia da Candelária, ilha do Pico e de Isabel de Freitas Branco, natural da Fajã Grande.
A 8 de Outubro – João Lourenço da Silveira Flores, de 27 anos, sargento do regimento 18, filho natural de Joaquina de Jesus Carneiro, casou com Margarida de Freitas Eduardo Flores, de 28 anos, filha de José Caetano de Freitas e de Mariana Luisa de Freitas.
1904:
A 11 de Abril – Francisco Joaquim Fagundes, de 35 anos, filho de António Joaquim Fagundes e de Policena de Jesus, casou com Maria Cardoso Fagundes, de 22 anos, filha de Francisco Inácio Cardoso e de Maria Lourenço Fagundes.
A 14 de Abril – Guilherme Vitorino da Silveira, de 28 anos, filho de José António Lourenço da Silveira e de Maria Claudina da Silveira, casou com Maria José Fagundes da Silveira, de 17 anos, filha de José Fagundes da Silveira e de Maria Fagundes da Conceição.
A 29 de Abril – José de Freitas Dias, de 48 anos, filho de José de Freitas Dias e de Eugénia Dias, casou com Maria Tomásia da Silva, de 17 anos, filha de Manuel Tomás da Silva, natural do Topo, ilha de São Jorge e de Maria Isabel do Coração de Jesus.
A 5 de Maio – José Luís Furtado, de 36 anos, filho de Manuel Furtado e de Maria de São João, casou com Virgínia Luisa Furtado, de 37 anos, filha de Manuel Inácio de Freitas e de Isabel Perpétua.
A 24 de Outubro – António José Belo, de 20 anos, natural da freguesia da Lomba, filho de António José Belo e Maria da Trindade Vieira, casou com Maria Inácia de Freitas, de 18 anos, filha natural de Maria José da Glória.