Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



UVA

Terça-feira, 11.06.13

Alguns estudos realizados na área da importância do vinho na alimentação humana têm demonstrado que o simples sumo da uva é mais nutritivo do que o vinho, e, além disso, pode trazer os mesmos benefícios à saúde que traz o vinho, por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração humano. Os flavonóides são elementos do grupo de metabólitos secundários da classe dos polifenóis, componentes de baixo peso molecular encontrados em diversas espécies vegetais. Os diferentes tipos de flavonóides são encontrados em frutas, flores e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho.

Os flavonóides contidos, tanto no sumo de uva, como os do vinho, parecem ser capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL que pode levar à formação de placas nas paredes das artérias.

Pesquisadores da University of Wisconsin Medical School em Madison pediram a 15 pacientes, que já mostravam sinais clínicos de doença cardiovascular, incluindo artérias entupidas, que bebessem diariamente um copo de sumo de uva. Após 14 dias, os testes sanguíneos revelaram que a oxidação, nesses pacientes, estava significativamente reduzida. Além disso, havia mudanças nas paredes das artérias, o que era sinal de que o sangue tinha fluído mais livremente no organismo. Assim, o consumo do sumo de uva em substituição do vinho parece ter a aparente vantagem de evitar os efeitos adversos do vinho, como alcoolismo, distúrbios de comportamento, síndrome fetal alcoólica, acidente vascular cerebral hemorrágico, hipertensão arterial, arritmia e morte súbita.

Aliás, a tradição atribui ao sumo de uva as mais elogiosas expressões como: sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva, pois este sumo contém mais calorias que o leite e, a sua composição mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia, da convalescença.

Além disso, o açúcar do sumo de uva, composto por glicose e frutose, é directamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos para o organismo o assimilar e, como tal, é aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.

O sumo de uva também é estimulante das funções hepáticas, fortalece o fígado e é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Alguns estudos indicam uma baixa incidência de cancro nas regiões da França onde dieta de uva é feita uma vez por ano. Para manter as artérias jovens, deve tomar-se sumo de uva diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Flórida revelaram que as substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as artérias e, consequentemente, podem reduzir a pressão sanguínea.

O segredo das uvas é o da utilização do seu delicioso sumo no combate ao envelhecimento. Trata-se de um meio simples e poderoso, pois as uvas contêm vários antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento.

O sumo da uva deve ser consumido isoladamente e não quando se consomem outros alimentos, para que se aproveitem todas as suas qualidades nutritivas.

As deliciosas uvas portuguesas, incluindo as de Gaia, sobretudo as bojudas e rechonchudas exploradas na Quinta de Santa Marta, Penafiel, embora esporadicamente e apreciadas de relance, quer comidas inteiras quer transformadas em sumo, são muito alimentícias, devido ao alto aporte de potássio e à presença de fibras dietéticas, que auxiliam no trato intestinal, beneficiam o sistema nervoso e muscular e protege os vasos sanguíneos, sendo uma fonte de vitamina C representativa. Além disso, como não contêm sódio, aquelas uvas podem auxiliar na redução do risco de hipertensão. No entanto o seu consumo deve ser esporádico e moderado, talvez mesmo sonhado, reduzindo-se a pouco mais de seis ou oito bagos, transformados em delicioso sumo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 11:09





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30