PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
CINCO MIL
Conforme texto publicado em 29 de Junho de 2011, o “Pico da Vigia” na sua edição anterior e primeira, hoje emérita, contabilizara na véspera, dia 25 de Setembro, cinco mil entradas ou visitas. Nessa altura, acrescentou-se ao texto divulgado, o seguinte: “Note-se, no entanto, que este número diz respeito apenas a um período de aproximadamente nove meses, uma vez que o actual contador de visitas foi colocado no blogue, apenas no dia 29 de Dezembro de 2010. No entanto, o “Pico da Vigia” teve um anterior contador, colocado no início de Janeiro de 1910 e que, até ao fim de Abril do mesmo ano, contabilizou cerca de três mil visitantes. Acrescente-se que este contador foi anulado quando a “blogs iol.pt” restruturou substancialmente a plataforma dos seus blogs.
Ora como o blogue teve o seu início em 9 de Março de 2009, decorreram 18 meses durante os quais não foi feita nenhuma contagem aos visitantes do Pico da Vigia, a que se contrapõem os 13 meses durante os quais se contaram cerca de 8 mil visitas. Tendo em conta que durante os primeiros meses de vida do “Pico da Vigia”, as visitas terão sido muito mais raras, talvez se possa estimar o número global de visitantes do “Pico da Vigia”, desde do seu início até hoje, em cerca de 18 ou 19 mil. Acrescente-se, no entanto, que uma boa parte destas visitas, talvez umas cerca cinco mil, serão da responsabilidade do autor do blogue, uma vez que nele tem que aceder com alguma frequência, para colocar os textos, emendar um ou outro erro, rectificar alguma incorrecção, corrigir algum gralha, substituir ou alterar alguma palavra ou expressão, consultar os “tags” a fim de verificar os textos já colocados ou até e simplesmente para o visitar o Pico da Vigia.
Ficam assim em cerca de doze mil as visitas ao Pico da Vigia, desde da sua criação até hoje. A existência de diversos sistemas de contagem e de vários tipos de mapas, permite-nos identificar não apenas os países mas até as localidades de cada pais onde se efectuam as visitas. No caso dos países foram vinte e seis, aqueles cujos cidadãos ou residentes visitaram o “Pico da Vigia”, embora muitos nele terão entrado apenas por mera casualidade. Não é crível que alguém da China, da Rússia, da Islândia, ou do Taiwan tenha visitado intencionalmente este blogue, mas o mesmo já não se poderá dizer da Bélgica, do Brasil ou do Canadá, para não falar dos Estados Unidos e de Portugal.
È pois altura de se alterar o formato do “Pico da Vigia”, embora mantendo os objectivos iniciais: “regressar” à Fajã Grande das Flores, recordar pessoas, contar estórias. Lembrar costumes e tradições e, de mistura, abordando um ou outro tema da actualidade, não apenas da ilha das Flores mas das restantes ilhas açorianas, com especial referência para a ilha do Pico.”
Esta nova edição, designada por “Pico da Vigia 2”, neste aspecto ultrapassou a primeira, dado que iniciado no início de Junho, em cinco meses, ultrapassou as cinco mil visitas, quase em metade do tempo da primeira versão. Tem tido, pois um sucesso bem maior e que resulta numa média de mil visitas por mês e cerca de trinta e quatro por dia. Excelente!