Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



VINHO VERDE

Sábado, 16.11.13

O Vinho Verde é um vinho de excelente qualidade, raro, produzido, exclusivamente, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, com epicentro no Douro Litoral e Minho, constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908. O Vinho Verde é único no mundo! Trata-se de um vinho leve e fresco, produzido no numa região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço da carismática casta Alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos, a Região dos Vinhos Verdes oferece um conjunto ímpar de vinhos muito gastronómicos.

Com moderado teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho fácil de beber, óptimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, etc.

A flagrante tipicidade e originalidade do Vinho Verde resulta, por um lado, das características do solo, clima e factores sócio-económicos da Região dos Vinhos Verdes, e, por outro, das peculiaridades das castas autóctones da região e das formas de cultivo da vinha. Destes factores resulta um vinho naturalmente leve e fresco, diferente dos restantes vinhos do mundo.

Existem Vinhos Verdes, brancos e tintos, rosés e espumantes. Existem também vinagres de vinho verde, aguardentes de vinho verde e reconhecidas bagaceiras.

Os vinhos produzidos nesta Região Demarcada têm uma agradável frescura e devem ser consumidos quando jovens. O Vinho Verde é o segundo vinho português mais exportado, depois do vinho do Porto.

As principais castas são, para os brancos, o Loureiro, o Alvarinho, o Arinto e a Trajadura. Para os tintos são o Vinhão e para os rosés o Espadeiro

 

Elementos retirados de panfletos publicitários.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 21:50





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930