Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



UMA BOA NOTÍCIA PARA O PICO

Segunda-feira, 18.11.13

Finalmente aconteceu! Ao que parece, já se efectuou, no aeroporto do Pico, o primeiro abastecimento a um avião da TAP. No passado domingo, dia 24 de Julho de 2011, o A-320, Luís de Freitas Branco, procedente de Lisboa e ainda com escala prevista pelo aeroporto das Lajes terá sido reabastecido no aeroporto do Pico por um auto-tanque ali existente desde há alguns meses. Na véspera, a título experimental, já teria sido reabastecida uma aeronave da SATA, a circular entre as ilhas. Recorde-se que desde há algum tempo que a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, fundamentando-se na esperança de em breve ser inaugurado o abastecimento de aeronaves com JET A1 no aeroporto do Pico, reclamava junto do Governo Regional Açoriano mais ligações directas semanais entre Lisboa-Pico, alegando que só em 2010 tinham sido transportados 11.114 passageiros de e para o Pico.

Embora não tendo sido anunciada nos órgãos de comunicação social, talvez porque não houve uma inauguração à altura do evento, nem sequer o site da Rádio Pico o referiu, talvez porque mais preocupada com o “Escaravelho no Pico”, a notícia foi apenas divulgada em alguns blogues relacionados com a ilha Montanha, nomeadamente a “Escrita em Dia” de José Gabriel Ávila e “Bassalto Negro” de Palpereira.

A ser verdade, dado que os blogues referidos são dignos de crédito e o provam com fotos, o facto de a partir de agora haver possibilidade de os aviões se abastecerem no aeroporto picoense, será a altura de algo de muito de importante e significativo se alterar para os passageiros que viajam para o Pico, assim como os que partem daquela ilha com destino ao continente, dado que surge a esperança de que, a partir de agora, algo mude substancialmente nos voos entre o continente e a segunda maior ilha açoriana. Por um lado as viagens Lisboa-Pico-Lisboa, até agora, limitavam-se a um voo por semana, aos sábados, alegando-se que isso se devia ao facto de qualquer voo da TAP com destino ao Pico tivesse necessariamente que passar pela Terceira, a fim de se abastecer, uma vez que era de todo impossível fazê-lo no aeroporto do Pico. Como isso agora já não acontecerá, decerto que se irá alargar o número de voos semanais para o Pico, até porque dias há em que existem dois voos oriundos de Lisboa com destino ao Faial, mas repletos de passageiros com termo de viagem no Pico. Além disso, muitos outros passageiros que têm a ilha Montanha como destino, fazem escala por São Miguel ou pela Terceira e, por vezes, até pelas duas ilhas. Tudo isto significa perdas demasiadas de tempo, gastos excessivos e aumenta significativamente o preço das passagens, devido ao excesso das taxas de mais um ou dois aeroportos. Além disso, as ligações Pico-Porto estão totalmente esquecidas. Assim, quem do Pico pretende viajar para o norte do país apenas tem duas péssimas alternativas para o fazer: ou viaja pelo Faial fazendo a ligação com o Porto em São Miguel ou na Terceira ou viaja do Pico para S. Miguel, só que, neste caso, apenas poderá sair do Pico às 18,30, sendo que o voo de Ponta Delgada para o Porto parte meia hora antes, pelo que necessariamente terá que pernoitar em Ponta Delgada e aguardar o voo do dia seguinte. Claro que há ainda a hipótese de se fazer escala por Lisboa, tendo, neste caso, que ir ao terminal um, para de seguida dar um passeio de autocarro, dentro do aeroporto, até ao terminal dois e então, de seguida, apanhar, o avião para o Porto.

Há dias, desembarcando no aeroporto da Horta, por impossibilidade de o fazer no da ilha do Pico, na viagem de táxi, com destino à Horta a fim de apanhar a lancha, desabafava em voz alta, lamentando os incómodos e os gastos que tudo isto tudo isto causa aos picoenses. O taxista, atento às minhas lamúrias, de imediato ripostou:

- Deixe estar, deixe estar. Se começa a haver mais voos para o Pico, estamos lixados. Dão-nos cabo do negócio. O mesmo acontecerá se construírem um grande hospital no Pico. São as viagens do aeroporto para a cidade e da lancha para o hospital que nos aguentam o negócio.

Texto publicado em 29/07/11, no antigo blog “Pico da Vigia”

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 21:06





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930