Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



EDIFÍCIOS RELIGIOSOS AÇORIANOS NECESSITAM DE RESTAURO

Sábado, 30.11.13

Segundo o jornal Público e alguns meios de comunicação social açorianos, cerca de 50 edifícios religiosos, dos quais 29 são igrejas paroquiais e 21 ermidas, pertencentes à Diocese de Angra, registam problemas graves de manutenção, ao nível da sua estrutura construtiva, sendo que dez dos mesmos necessitam de uma intervenção profunda nos altares e retábulos.

Nos Açores ou, mais concretamente, na Diocese de Angra, existem 172 paróquias, muitas delas com curatos anexos, possuindo tanto aquelas como estes, a sua própria igreja, num total de 217 edifícios. Por sua vez, em todas as paróquias existem pequenas ermidas, num total de 290, a que se acrescentam 32 conventos e 10 capelas, perfazendo o total de 549 imóveis religiosos inventariados, embora a Diocese, pelos vistos e actualmente, só disponha de informação sistematizada sobre 58 igrejas e 30 ermidas. Deste registo não constam, obviamente as centenas de capelas do Espírito Santo que, por pertencerem a cada Irmandade, não fazem parte do património diocesano.

Em Abril do ano em curso foi iniciado um levantamento da situação em que se encontram estes imóveis, inserido no programa nacional de actualização da base de dados sobre o património móvel e imóvel da Igreja Católica.

O Sistema de Informação para o Património Arquitectónico já inventariou 542 imóveis no arquipélago dos Açores, na sua maioria igrejas e capelas. Este levantamento do património arquitectónico religioso dos Açores, iniciado em Abril, segundo João Paulo Constância, membro da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja “tem procurado completar o acervo que já estava sinalizado ou que se inventariou de novo, quer em termos de informação histórica quer em termos de informação fotográfica”.

A Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja pretende desenvolver todos os esforços necessários para inventariar, salvaguardar e valorizar todo o património diocesano e proceder à elaboração de futuros roteiros que sirvam de guias turísticos a quem visita o arquipélago.

Estes parecem ser os primeiros dados obtidos a partir dos inquéritos enviados às paróquias do arquipélago dos Açores pela Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, cujo objectivo é avaliar, embora de de forma genérica o estado de conservação do património cultural das igrejas da Diocese de Angra e identificar casos com necessidade de intervenção urgente.

Recorde-se que no que respeita ao património móvel, também já devidamente inventariado, existem na diocese 185 esculturas, 28 pinturas, 110 peças de ourivesaria e 177 de paramentaria e têxteis a necessitarem de um rápido restauro. Há também nove arquivos e cinco bibliotecas, pertencentes à Diocese, cujos acervos necessitam de restauro, registando-se igualmente 21 igrejas sem condições para acondicionamento quer do arquivo quer de biblioteca. Impõe-se pois à Diocese e aos poderes políticos locais o oneroso desafio de se encontrarem soluções para resolver os problemas mais prementes e ajudar na concertação de posições que possam reunir os apoios necessários, quer a nível governamental quer do mecenato, para a recuperação deste valiosíssimo património. Recorde-se que muitos destes edifícios são classificados como “monumentos nacionais”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 20:20





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930