Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



AS AGUILHADAS

Quarta-feira, 18.12.13

As aguilhadas eram varas cortadas de qualquer tipo de árvore, direitas, compridas, esguias e com poucos nós que, depois de preparadas, serviam para tocar o gado, sobretudo quando trabalhava encangado, quer de junta quer de canguinha. As melhores e mais resistentes aguilhadas eram as feitas com varas retiradas da planta do araçá, embora se utilizassem bastante as de álamo, de loureiro e até as de pau branco.

Uma vez escolhida a varinha ideal, tarefa que não era fácil, a aguilhada era devidamente preparada. Com uma navalha bem afiada tiravam-se todos os ramos, aparavam-se muito bem aparadinhos os respectivos nós e geralmente depois de ficar a secar durante alguns dias, era-lhe tirada a casca, tarefa que se conseguia raspando-a com um pedaço de vidro quebrado. A parte superior era muito bem cortada, a fim de nela se fixar o aguilhão. Este era feito com um pequeno prego a que se cortava a cabeça ou com uma pomtinha de verga rija, muito bem limada nas duas extremidades: uma para se cravar e fixar na ponta da aquilhada, enquanto a outra servia para picar os animais, sobretudo quando estes não reagiam nem cumpriam as ordens dadas pelo dono ao serem simplesmente tocados com a aguilhada.

No extremo oposto à ponta e na parte mais grossa fazia-se  um  ”pé” ou “cepa”, semelhante ao dos bordões, destinado a cravar-se no chão, caso o utilizador quisesse apoiar-se com a aguilhada, ao andar. Era também neste “pé que se encravava uma éspécie de pequena pá, feita de lata, que se utilizava apenas quando se lavrava com o arado de ferro e servia para limpar as aivecas do arado.

Na Fajã Grande, na década de cinquenta, havia aguilhadas muito bonitas, elegantes e muito bem trabalhadas. Havia inclusivamente quem por elas tinha um fascínio, possuindo uma espécie de pequena e variada coleção, guardadas sobre os tirantes do palheiro e que iam sendo usadas de acordo com a sua mais perfeita e adequada funcionalidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 19:16





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031