Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O SEMINÁRIO DE ANGRA TEM NOVO SITE

Sábado, 21.12.13

Nunca o “velhinho” Seminário de Angra foi tão divulgado pelos meios de comunicação social e pela internet! Na origem desta mediática “explosão” daquele que formou, sobretudo ao longo do século XX, a maior constelação de estrelas do firmamento açoriano da cultura, da ciência, da música, da religiosidade e da formação humana, estará, muito naturalmente, a comemoração dos seus cento e cinquenta anos de vida. Para além dum programa televisivo, elaborado e já transmitido pela RTP Açores e de algumas entrevistas apresentadas por aquela estação, a internet, também o tem divulgado ao mundo, através da rede social “Facebook”, onde foi criado o “Grupo da década de 50/60 – SEA”, que conta já com um bom número de aderentes, todos eles, outrora, alunos daquela instituição de ensino, onde, para além da troca de mensagens, se divulgam interessantíssimas fotografias, muitas delas trazendo-nos à memória pessoas e vivências daquele período áureo.

Também alguns blogues têm referido o SEA, nomeadamente, “Escrita em Dia” do José Gabriel Ávila, “Alto dos Cedros” do Emílio Porto e outros. Através do Facebookk e sob a motivadora “batuta” do João Carlos Carreiro, com a pronta colaboração do Abel que, com esta iniciativa, já colocou todo o clero da Ouvidoria da Terceira em pulverosa, foi divulgada a convocatória a “todos” para uma espécie de “congresso de memórias, encontros e vivências” a realizar em Angra nos próximos dias 6, 7 e 8 de Julho. Germinada nos encontros do Mucifal e, sob a sábia e competente orientação do Olegário, com a colaboração de um grupo de notáveis, nos quais se inclui Cunha de Oliveira, Artur Goulart, Onésimo, Caetano Valadão, Emílio Porto, Manuel Simas, Carlos Sousa, Januário, entre outros, está a ser preparado o projecto “Álbum SA”, um álbum dedicado ao papel determinante do Seminário de Angra na cultura açoriana das décadas de 50 e 60 do séc. XX.

O Pico da Vigia também não foi excepção, tendo publicado alguns textos sobre aquela instituição, como se pode visionados no “tag” “Seminário de Angra” daquele blogue. Ora num desses textos, colocado há dois meses, dizia-se o seguinte; “… Lamentavelmente este “site” (do Seminário de Angra) é duma pobreza lastimável, duma amplitude medíocre e duma limitação inexplicável. Para além duma resenha histórica do próprio Seminário, baseada nos livros do Sr Cónego Pereira, o “site” do Seminário de Angra contém apenas o nome dos seminaristas, duas ou três notícias desactualizadas no tempo, o nome de quatro dos seus formadores e uma resenha do plano de formação pastoral para o ano de 2004. Formação humana, intelectual e espiritual, assim como obras e calendário: nada. Vídeos e fotografias: nada. (…) Recentes notícias informam que o Seminário tem um novo reitor, o dr Helder Miranda, um jovem de 34 anos, a quem naturalmente, no seu percurso académico, não terá sido alheia uma formação a nível de informática, até porque mantem, desde de 2007, um blog pessoal, intitulado “kerigma”. Por isso, um dos sonhos, entre muitos outros, nascido por altura das comemorações dos 150 seria o da reestruturação e actualização do referido “site” de modo que possa alimentar a saudade, o interesse, a amizade e a gratidão e seja capaz de aproximar e unir em sã camaradagem todos os que passaram por aquela “santa casa mimosa de Deus” e que ainda hoje, com muita emoção, a sentem como sua.”

Pois, para gáudio de todos, o Seminário Episcopal de Angra tem um novo site. Não creio que o que aqui foi escrito para tal tenha contribuído, pois muito provavelmente, nem foi lido pelos responsáveis daquele site, mas a verdade é que o profetizamos e é com muita satisfação que, agora, divulgamos tão boa notícia. Naturalmente que o novo site do SEA está no início. Mas, decerto, há-de crescer, não apenas com as vivências dos que agora ali se formam ou são formadores mas também com a história dos professores e alunos que, noutros tempos, por lá passaram, que muito lhe devem e que continuam a senti-lo como seu. A prová-lo estão as várias iniciativas programadas e a programar para comemorar os seus cento e cinquenta anos de existência.

Pode-se consultar o novo site em:

  http://www.ecclesia.pt/seminarioangra/

 

Texto publicado no Pico da Vigia, em 31/01/12

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 18:43





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031