Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



IOGURTE

Sábado, 15.06.13

A palavra portuguesa iogurte parece ter a sua origem na turca “yoğurt”, com que se relaciona o adjectivo “yoğun”, que significa "denso". Na realidade o iogurte é uma forma de transformação do leite, em que o açúcar que o mesmo contém, ou seja a lactose, é transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. Por isso mesmo, é um líquido denso, espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes, é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.

Cuida-se que a sua origem esteja nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado  existente naquela região do globo, remonta há milhares de anos. No entanto, na Europa a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico russo Ilya Ilyich Mechnikov, “biologist, zoologist and protozoologist, best remembered for his pioneering research into the immune system.”  Mechnikov recebeu o prémio Nobel da Medicina “…in 1908, shared with Paul Ehrlich, for his work on phagocytosis. He is also credited by some sources with coining the term gerontology in 1903, for the emerging study of aging and longevity.”

O iogurte além de poder aumentar a longevidade das pessoas, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças a vários fermentos lácteos que possui, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Devido ao facto de ser obtido mediante fermentação láctea, o iogurte é muito fácil de digerir, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Contudo, não se esgotam aqui os benefícios deste alimento. O seu consumo regula o sistema imunológico, sem esquecer que se trata de uma excelente fonte de cálcio e, como tal, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.

Que bons, deliciosos e apetitosos iogurtes se compravam outrora no Supermercado, fabricados em diversíssimas zonas do país com realce para os de Montbaltar. Hoje porém, devido à insuficiência renal, estão-me proibidos todos os tipos de iogurtes, naturais, com frutas ou até batidos. Resta-me apenas o consolo de poder saborear, de vez em quando, um iogurte de soja, mas apenas com sabores, nunca com aqueles saborosos pedacinhos de fruta, caramelo ou chocolate que continham os saborosíssimos iogurtes Montbaltar. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 15:12





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30