Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A FONTE DE NOSSA SENHORA

Quinta-feira, 26.12.13

Antigamente, na Fajã Grande, contavam-se, por estas alturas do Natal, muitas estórias e lendas relacionadas com os dias que se sucederam ao nascimento de Jesus. Entre outras contava-se que, depois de Jesus nascer, em Belém, os pais do Menino Jesus tiveram que fugir com ele para o Egipto, para o proteger da maldade de Herodes que o queria matar. Ora durante a fuga, Herodes, que cuidava que o Menino havia de ser Rei e retirar-lhe o trono, mandou os seus soldados perseguir São José, Nossa Senhora e o próprio Menino Jesus. Mas como iam a andar muito depressa, durante a caminhada, Nossa Senhora quis descansar porque estava muito cansada e tinha muita sede mas não se via nenhuma nascente de água por ali perto. S. José, preocupado em arranjar água para a esposa, vendo uma pedra ao pé deles, virou-se para o burro e ordenou-lhe:

- Dá um coice naquela pedra, para que dela brote água!

O burro obedeceu, mas a pedra não gemeu nem muito menos dela brotou água. São José ordenou, novamente:

- Dá um coice na pedra, para que dela brote água!

O burro obedeceu e desta vez a pedra gemeu. São José ordenou pela terceira vez:

- Dá um coice na pedra, para que dela brote água!

O burro obedeceu e a pedra chorou, brotou água e, assim, pode Nossa Senhora matar a sede. A partir daí, aquela nascente nunca mais secou e na pedra ficaram as três marcas dos coices do burro.

Ainda enquanto descansavam, Nossa Senhora resolveu estender a toalha sobre uma pedra para comerem algo, que a fome apertava. Assim o fizeram e desde esse dia nunca mais o musgo cresceu naquela pedra. Porém, quando chegou a hora de continuarem a viagem e arrumaram tudo, Nossa Senhora, sem se aperceber, prendeu o seu manto no mato que crescia na zona e rasgou-o. Como castigo de tal atitude, naquele local nunca o mato cresceu, ficando sempre pequeno.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 07:42





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031