Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CANTAR OS REIS

Domingo, 05.01.14

No chamado “Dia de Reis”, em que a Igreja liturgicamente comemora a Epifania, outrora celebrado a seis de Janeiro e na altura considerado “dia santo abolido”, mas que o povo na Fajã Grande, como em muitos outros locais, respeitava como se de “dia santo de guarda” se tratasse, a garotada percorria as casas da Fajã, de forma semelhante à que fizera no primeiro dia do ano ou dia de “Ano Bom”.

Os grupos eram os mesmos, o líder não mudava, os percursos também eram idênticos, assim como todos os procedimentos tidos no dia um. A única diferença estava na cantoria, que agora, em dia de Reis, continha temas relacionados não apenas com os três reis mas sobretudo com o atribulado percurso que fizeram, guiados por uma estrela, desde os seus países de origem, até encontrar o menino deitado em palhinhas, na gruta de Belém, oferecendo-lhe os seus melhores presentes: oiro, incenso e mirra.

Entre outros versos cantávamos os seguintes:

 

“Os três Reis do Oriente,

Sonharam, sonharam bem

Sonharam que era nado

 O Menino em Belém.

 

 Os três Reis que eram santos

Uma estrela os guiou

Do alto duma montanha

Brilhantes raios deitou.

 

 Herodes como malvado

Como perverso e malino

Aos três reis lhes ensinou

Às avessas o caminho.”

 

Mais tarde, surgiu na Fajã Grande, trazido da Lomba por pessoas que para ali vieram morar, o canto do “Rei Preto”, celebrado no fim-de-semana seguinte aos Reis. Os cantores eram adultos, percorriam todas as casas, mas à noite, acompanhados de alguém fantasiado de rei com a cara pintada de preto, cantando entre outras quadras a seguinte:

 

“Eram três raças diferentes

Cada um em seu falar

O que dava mais nas vistas

Era o Preto Baltazar.”

 

Assim como os das crianças, o grupo de adultos também percorria todas as casas, batia a todas as portas e muitas das quais se abriam para os brindar com aguardente, traçado, licores e figos passados.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 23:58





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031