Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SEPULTURA DO PADRE FRAGA

Sexta-feira, 21.06.13

Faz hoje, 45 anos, que faleceu, em Fall River, nos Estados, quando visitava aquele país norte-americano, um dos mais ilustres fajãgrandense de todos os tempos – o padre José Luís de Fraga. Vítima de um acidente de viação, quando seguia, de automóvel, em passeio, acompanhado de um sacerdote americano. Perante tão inesperada tragédia que entristeceu a alienou os familiares e amigos, muitos deles distantes, foram elementos do clero local que terão providenciado todos os procedimentos relativos ao funeral e ao próprio sepultamento.

Muito possivelmente que a consternação e a dor provocadas por tão súbito e funesto acontecimento, adicionadas à distância a que se encontravam, muito possivelmente, terão obliterado dados referenciais, relativamente ao local onde foi sepultado um dos grandes vultos da religiosidade, das letras e da cultura musical açorianas.

Ao registar umas singelas notas sobre aquele ilustre sacerdote, meu conterrâneo, por altura do 45º aniversário da sua morte, defrontei-me com o desconhecimento do local onde fora sepultado. Diligenciei alguns contactos e consegui alguma informação. Apesar de vaga e pouco precisa e sempre com o aval da sobrinha Maria Antónia Fraga, enviei todos os dados que possuí ao António Manuel Arruda, ali residente e que depressa se disponibilizou para desvendar e esclarecer o imbróglio.

Não demorou o Arruda e hoje recebi dele uma mensagem, através da qual esclarece, sem qualquer dúvida, não só cemitério como até a sepultura onde jaz o padre José Luís de Fraga:

“… encontrei a campa do Sr. tio dela, Pe. José Luis de Fraga, no Cemitério "Gate of Heaven" em Riverside, RI, mesmo aqui quase por detrás de minha casa. A referência que fizeste a Bristol é o condado, e não a vila de Bristol como eu, a princípio, pensei e fui anteontem ao cemitério naquela vila. Ontem localizei a campa, já informei a sobrinha D. Maria Fraga e já lhe mandei fotos, uma das quais ela pôs no Facebook. A campa está localizada na Secção 12, Lote 4461 e no registo do cemitério (no caso de futuras pesquisas) ele está como "Rev. José Fraga"... o "de" está omitido. Dentro de instantes vou passar no cemitério, outra vez, neste dia de aniversário da sua morte, colocar flores na campa, tirar uma foto e mandar à D. Maria Fraga, pois sei que isso lhe vai encher o coração de alegria.”

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 17:50





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30