Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



KIWI

Segunda-feira, 24.06.13

O kiwi é uma planta originária do sul da China, típica de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. O seu fruto, também chamado kiwi, possui uma polpa rústica, suculenta e substanciosa, de cor esverdeada, com ranhuras brancas no centro, onde se agregam minúsculas grainhas ou sementes. A polpa está envolvida por uma casca castanho-esverdeada e é coberta por uma espécie de pequeninos pelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. É considerado um dos frutos comerciais com maior quantidade de vitamina C, além de ser, particularmente, rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.

O kiwi mais comum tem um formato oval, com o tamanho aproximado de um ovo de galinha e, quando maduro, é um fruto muito sumarento e macio, com um paladar e cheiro muito característicos.

A boa combinação entre as vitaminas A e E, existentes no kiwi, faz com que o seu consumo possa fazer diminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, incluindo as coronárias, e activar um melhor desempenho do sistema imunológico. Além disso, também possui, embora em quantidades menores, a vitamina B 6 e a niacina. A niacina, também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel cujos derivados desempenham um importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. Outras funções da niacina incluem remover substâncias químicas tóxicas do corpo e auxiliar a produção de hormônios esteróides pelas glândulas supra-renais, como os hormônios sexuais e os relacionados ao stress. Os elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, que o kiwi também possui, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. O kiwi fornece também quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue. É devido à sua riqueza em clorofila, o kiwi mantém a coloração verde quando maduro, o que é raro noutros frutos.

Perante tão grande riqueza, pelas suas qualidades e até pelo seu sabor e perfume, o kiwi parece ser um fruto que não se pode olvidar na nossa alimentação. No entanto o seu consumo também me está interdito, por constar da lista de alimentos que me são proibidos, em virtude sofrer de insuficiência renal. Por isso resta recordar o seu sabor, o seu colorido, a sua doçura e sublimidade, quando, suspenso nas latadas contíguas ao parque da cidade, lançava os seus ramos ternos e maviosos, e donde suspendia os seus deliciosos e apetecíveis e suculentos frutos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 16:52





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30