Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MAIONESE

Quarta-feira, 26.06.13

Maionese é um molho espesso, feito à base de azeite e ovo, com a forma de uma emulsão, preparado a frio e condimentado com vários temperos e que é, largamente, utilizado na confecção de sanduíches e de saladas, em todos os continentes do mundo.

Existem várias teorias sobre a origem da maionese, conhecida desde há muito tempo na cozinha europeia. A cidade espanhola de Mahón, em Menorca, nas ilhas Baleares, reclama a origem do nome. Teria sido a partir da tomada da cidade em 1756 pelo Marechal de França, Duque de Richelieu, sobrinho-neto do Cardeal de Richelieu. Conta-se que cozinheiro do Duque de Richelieu conheceu este molho em Mahón, emulsionou-o, a frio e serviu-o, com sucesso, aos vencedores. Levou a novidade para a França, chamando-a de “mahonaise”, a qual mais tarde passou a ser conhecida como mayonnaise, popularizando, actualmente, em todo mundo.

Existem várias receitas de maionese mas os ingredientes básicos são, praticamente, os mesmos: gema de ovo, azeite, limão, vinagre e sal. Outros temperos, frequentemente, utilizados são: mostarda forte, alho, pimenta do reino e suco de limão. A maionese é muito rica em vitamina E, em calorias e em proteínas, devido, sobretudo, à gema do ovo

Muitas marcas comerciais, com destaque para a portuguesa Calvê e para a francesa Red River, geralmente, oferecem uma alternativa light com menos calorias, mas com as mesmas calorias. Essa a razão por que a maionese está interdita a doentes que sofrem de insuficiência renal.

Por ser um alimento com ingredientes de origem animal, com destaque para os ovos, a maionese é susceptível à presença de Salmonellas, uma espécie de bactéria que provoca gastroenterite, septicemia e febre entérica. Para evitar o aparecimento de tais bactérias, aconselha-se que a maionese seja hermeticamente fechada e que, após aberta a embalagem, pela primeira vez, ele seja armazenado num ambiente refrigerado e nunca ao calor.

A maionese já foi considerada uma vilã para o colesterol e para a boa forma. Hoje, porém, o molho está muito mais saudável e pode, inclusive, contribuir para uma dieta saudável. Para os doentes que sofrem de insuficiência renal longe vão os tempos em que podiam temperar as suas sanduiches e saladas com saborosíssimo e agradável molho. No meu caso, sobretudo nos tempos de estudante, em que era forçado a fazer as refeições por entre os pequenos intervalos que mediavam as aulas, a maionese era rainha. Como o tempo era pouco, recorria a refeições ligeiras, geralmente, sanduiches muito frescas, saborosas e muito bem temperadas. O mesmo aconteceu, nos anos de estágio, em que o tempo ainda parecia ser menos. Agora, a fresca apetitosa maionese foi totalmente afastada dos meus cardápios diários.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 19:34





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30