Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



KETCHUP

Quinta-feira, 27.06.13

O ketchup é um condimento elaborado à base de tomate, utilizado, comumente, para temperar diversos alimentos, nomeadamente "fast-foods", tais como sanduíches e batatas fritas, um tipo de alimentação, muito usado actualmente.

Acredita-se que este condimento tem sua origem na cultura chinesa, onde é chamado de “ketsiap” que significa molho, mas utilizado pelos chineses, apenas para temperar peixe. Na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de “kechap”, que significa gosto. Chegou à Europa, pelo médio oriente, instalando-se, inicialmente, com “ketchiren”. Levado para os Estados Unidos pelos britânicos, este molho sofreu algumas alterações, passando a ter como ingrediente principal o tomate e foi baptizado com o nome de “ketchup”. A partir de então passou a dominar também os supermercados europeus, por vezes, abarrotando as caixas. Actualmente o seu caudal  parece ser menor, apesar de se ter melhorado a qualidade do produto, concedendo-lhe outro sabor e até outro perfume. Isto porque, hoje sabe-se, que o ketchup é rico em licopeno, um pigmento que dá cor vermelha aos tomates e que, comprovadamente, protege o nosso organismo contra o cancro do seio, da próstata, do intestino e do pâncreas. Além disso, o ketchup, vermelhinho e bem temperado, também previne a aterosclerose. Pesquisadores finlandeses estudaram homens e mulheres de meia-idade e constataram maior comprometimento das carótidas nas pessoas com baixa concentração de licopeno. Como o ketchup é um simples condimento, para ter índices adequados de licopeno deve acrescentar-se à dieta outros alimentos ricos nessa substância, como a papaia ou, até, o próprio tomate, cru.

Mas o ketchup, principalmente o dos restaurantes, também traz alguns malefícios à saúde, sobretudo se ingerido exageradamente. Mas são os doentes que sofrem de insuficiência renal que, assim como do tomate, quem mais deve abdicar daquele saboroso, apetecível e delicioso condimento.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 21:27





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30