Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MELANCIA

Segunda-feira, 01.07.13

A melancia é uma fruta, para além de saborosíssima e muito apetecível, hidratante, diurética e depurativa e muito cultivada, aqui bem perto, na região do Vale do Sousa, nomeadamente, Paredes-Penafiel. Quem não gosta de um bom pedaço de melancia? Ela é tão docinha, susceptível, esbelta, saborosa, apetecível e muito saudável para o nosso organismo, pois possui muitas propriedades benéficas para a saúde humana, assim como elementos funcionais para o nosso organismo e, além disso, ajuda a prevenir e curar algumas doenças.

A melancia contém muitas e variadas vitaminas e alguns nutrientes muito funcionais, semelhantes aos que contém o tomate, que ajudam a prevenir o cancro da próstata. Além disso, a vermelhinha melancia possui minerais, como ferro, fósforo, cálcio, zinco e magnésio, que, também, são de extrema importância para o funcionamento de nosso organismo.

Assim, o consumo da melancia ajuda a evitar algumas enfermidades e a curar muitas outras. É um óptimo diurético, já que a sua composição, contém mais de 90% de água, o que é excelente para quem sofre de problemas renais, pressão alta, reumatismo e gota, sendo, também, aconselhável para dietas de emagrecimento.

O suco da melancia é excelente para limpar o estômago e o intestino, pois elimina o ácido úrico, ajuda no tratamento de acidez estomacal, bronquites crónicas e afecções de boca e garganta. O suco de melancia deve ser feito batendo a polpa com as sementes no liquidificador e depois coado e convém ser consumido, logo após ser feito.

As sementes da melancia são ricas em lipídios e, por conseguinte, usadas como diurético e vermífugo. Existe, entre o povo, uma espécie de mito, segundo o qual, as sementes da melancia, torradas, aliviam a dor, quando aplicadas sobre feridas.

O consumo de uma fatia de melancia por dia ajuda na eliminação de toxinas do organismo, auxilia no funcionamento dos rins, é refrescante. Mas doentes que sofrem de insuficiência renal, como eu, devem limitar-se a uma fatia por semana.

A melancia é considerada, justamente, a rainha das frutas de Verão. Leve, antioxidante e diurética, a melancia fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do nosso organismo, sobretudo durante o estio. É que, além de ser muito refrescante, uma vez que cerca de 90% da sua polpa é constituída por água, não engorda e é rica em vitaminas e minerais. A melancia é um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos e, também, tem propriedades depurativas, ajudando a eliminar substâncias residuais através da urina. Desta forma, é indicada para pessoas que sofrem de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

Também se cuida que tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta acção, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes. Se, para além disso, lhe juntar cerejas sem caroço, obtém-se um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress. Pena que a minha ração da belle fruit, para mim se tenha eclipsado, deixando um rasto ténue e suave, anexo a uma leve e supérflua esperança residual de apenas comer uma pequena fatia de melancia por semana.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 15:54





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031