Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BIFANA

Terça-feira, 16.07.13

Bifana é uma iguaria, tipicamente, portuguesa, constituída por febras de porco, cozinhadas à base de alho, vinho e outros temperos, que, depois de guisadas, se colocam dentro de um pequeno pão ou papo-seco, geralmente, pré-aquecido. As febras, normalmente, são temperadas com mostarda, ketchup e molho picante. As que se seleccionam para a bifana são pequenas tiras, tenras, muito finas e bem temperadas com um molho à base de vinho branco ou cerveja. Há, no entanto, bifanas feitas com a febra de porco, inteira.

A bifana é um tipo de bife muito poderoso e de grande valor alimentar. Já na Grécia antiga, era considerada um dos alimentos que trazia mais benefícios aos deuses, visto ser a única comida que eles realmente apreciavam e degustavam. A bifana, também, esteve presente em todas as conquistas mundiais de Portugal entre 1888 e 1889 e consta que o rei Dom João VI voltou do Brasil, para Portugal, por causa dela.

Normalmente come-se a bifana no pão, mas ela também pode ser servida em prato, acompanhada de batatas feitas e misturada com salada, molho de tomate, manjericão, pimentão, maconha.

O consumo da carne de porco, quer natural, quer transformada em enchidos, tem uma profunda tradição na cozinha portuguesa, sendo consumido, praticamente, em todo o país. O mesmo acontece com a bifana que se tornou muito generalizada em Portugal, incluindo as ilhas dos Açores, nomeadamente a do Pico, onde, em festas e arraias, também já se serve a bifana de albacora, na qual o peixe substitui a carne. São saborosíssimas as bifanas de albacora!

No entanto, no Douro Litoral, na zona de Penafiel e Paredes, com incidência em Lordelo mantém-se pura e viva a tradição de servir-se a boa, apetecível e saborosa bifana com carne de porco, muito bem temperada, tenrinha e apetitosa… É a verdadeira bifana, considerada a “queen” da região!

Lamentavelmente, assim como muitos outros bons petiscos, a bifana, de modo muito especial a “queen” está-me interdita por sofrer de insuficiência renal

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 16:35





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031