Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PASTEL FOLHADO

Quinta-feira, 18.07.13

O pastel folhado é um tipo de bolo muito comum nas pastelarias e cafés portugueses, servindo, muitas vezes, de refeição rápida, substituindo, assim, suculentos pratos ou lautas refeições. Trata-se um alimento que tem como base a massa folhada, formando com ela pequenos bolinhos, devidamente recheados e que se cozem no forno, depois de pincelados, exteriormente, com gema de ovo. Assim, o que caracteriza e especifica cada tipo de bolo folhado, não é a massa, mas o recheio que pode ser de carne, de marisco e cogumelos, de queijo e salsichas, de queijo e fiambre, de queijo e presunto, de frango e até de bacalhau.

A massa folhada e ainda mais, os pastéis feitos com ela, além de gostosos são muito apetecíveis e saborosos. A massa pode ser caseira e é, neste caso, de fácil confecção, mas também pode ser comprada nos supermercados, pronta a ser utilizada. Depois é só fazer o recheio que se pretende, rechear com ele pedacinhos de massa, embrulhá-los e metê-los no forno. O recheio fica ao gosto de cada um! Mas o pastel folhado é tanto melhor quanto a qualidade do recheio o for!

Também existem pastéis folhados recheados com doces variados, com chocolate, com compota ou geleia ou com creme de gema de ovo. Estes, exteriormente, podem ser salpicados com açúcar.

No século XXI, a falta de tempo da vida urbana dificulta a possibilidade de manter uma dieta saudável. Assim, o rápido, o prático e o cómodo ganham espaço e tornam-se solução. Pizas, fast-food, pastéis, folhados, salgadinhos, bolachas, entre outros, passam a fazer parte do nosso cardápio diário, substituindo, por vezes, as tradicionais refeições de faco e garfo. No entanto, é importante ter em conta que este tipo de refeições rápidas são “recheadas” de gorduras, ácidos graxos que aumentam o LDL (colesterol mau) e diminuem o HDL (colesterol bom) e proporcionam prejuízos à saúde. Há também relatos de que esse tipo de gordura produz a gordura visceral, aquela considerada a mais perigosa para a saúde, que se instala entre os órgãos e fica alojada na barriga. Entre os males associados à gordura visceral estão diabetes, hipertensão, colesterol e outros factores de risco para o coração.

Devido aos variados conteúdos do recheio, e também à gema de ovo que contêm todo o tipo de pastel folhado, saboroso, apetecível e delirante me está, radical e completamente proibido. E ele é tão frequente nos cafés e pastelarias da região, quer de Paredes, quer de Paços quer de outras cidades do Vale do Sousa, nomeadamente, Paços de Ferreira. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 10:19





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031