Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



FRANCESINHA

Quinta-feira, 01.08.13

A francesinha é um alimento constituído por duas fatias de pão de forma, recheadas com linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo que, posteriormente, é derretido sobre o próprio pão, depois de aquecido. A francesinha, normalmente, é guarnecida com um molho, à base de tomate, cerveja, piripiri e outros temperos. O segredo da francesinha e, consequentemente, a sua qualidade parece mesmo depender o molho. Há francesinhas que são acompanhadas com um ovo estrelado, colocado no topo da sanduíche e de batatas fritas, embebidas no molho.

Actualmente existem variedades de francesinhas com cogumelos, frango, bacalhau, atum, vegetais, entre outras.

Uma das teorias mais coerentes sobre a origem desta especialidade gastronómica portuguesa remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, durante a qual as tropas napoleónicas costumavam comer umas sandes de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, no entretanto, não incluía um complemento que os portuenses passaram a acrescentar, ou seja o molho. Como eram sandwichs comidas pelos franceses, passaram a designar-se por “francesinhas”

A Francesinha tornou-se, assim, um petisco de culto em toda a zona norte do país, em particular no Porto. Não é, pois, de estranhar que tenham surgido ao longo dos tempos diversos grupos com o objectivo de ordenar e classificar as Francesinhas ou apenas de melhorar a sua qualidade.

Comer uma boa francesinha, mesmo em Paredes, até na Rua José Bragança Tavares, é algo de muito bom e agradável. A francesinha de Paredes é excelentemente confeccionada e, por isso, elegante, atractiva, apetitosa e muito apetecível e desejada. Comer uma francesinha é um sonho, algo de transcendente e fenomenal, No entanto e sobretudo devido aos seus ingredientes, a francesinha também me está interdita. É verdade que poderia comer uma francesinha de vegetais e com salsicha de soja, mas faltava-lhe aquele delicioso e incrível molho… E, sem molho, a francesinha não é francesinha.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 19:41





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031